Nomeados comandantes da Marinha e da Aeronáutica escolhidos por Lula

Medida condiz com aumento da pressão sobre autoridades responsáveis pela segurança pública para acabar com aglomeração bolsonarista entorno do QG, em Brasília

Almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica) | Foto: Montagem/Divulgação

Os novos comandantes Marinha e da Aeronáutica escolhidos pelo presidente eleito e diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foram nomeados nesta sexta-feira (30), por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Na Marinha, sai Almir Garnier Santos e entra o almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que assumirá o cargo, interinamente, a partir de desde sábado (31). Na Aeronáutica, foi exonerado Carlos de Almeida Baptista Junior e nomeado o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que assume a partir de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023.

Nesta semana, o Diário Oficial também trouxe a nomeação do novo comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, que exerce o cargo, interinamente, a partir desta sexta.

Uma nova nomeação dos comandantes da Marinha e Exército deve ser assinada por Lula, após a posse, para mudar a condição de interinidade para titulares definitivos no cargo.

A antecipação da nomeação, dois dias antes da posse presidencial, em 1º de janeiro, coincide com o aumento da pressão sobre autoridades responsáveis pela segurança pública para acabar com a aglomeração de bolsonaristas nos arredores do Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília.

A expectativa da equipe de Lula é que a troca no comando mude o tratamento dado aos manifestantes, principalmente os extremistas.

Autor