Lula conclui indicações para Ministérios

Simone Tebet no Planejamento e Marina Silva no Meio Ambiente são os destaques que encerram indicações, com emoção da indicação de Sônia Guajajara ao Ministério dos Povos Indígenas.

Anúncio de últimos ministros do novo Governo Lula.

Nesta quarta-feira (28), o presidente eleito e diplomado Luis Inácio Lula da Silva fechou o quadro de ministros anunciados para tomar posse no próximo dia primeiro de janeiro de 2023. O quebra cabeças foi completado com a aceitação da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o Ministério do Planejamento e Orçamento, que garantiu Marina Silva (Rede-SP) na condução do Ministério do Meio Ambiente. Simone fez questão de ser fotografada ao lado de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Houve preocupação em acomodar as forças políticas que se integraram à frente ampla a partir da vitória da chapa do petista. A base que se dispõe a assegurar a governabilidade dos primeiros meses do terceiro mandato de Lula pode ser dividida em três grupos: a federação PT/PCdoB/PV; os sete partidos progressistas que se uniram para caminhar com Lula ainda no primeiro turno eleitoral (PSB, Solidariedade, Pros, Avante, Agir e federação PSol/Rede), mais o PDT, no segundo turno; e os partidos de centro e centro-direita (MDB, PSD e União Brasil) que farão parte da governabilidade de Lula no Congresso Nacional. Entre colchetes, é possível saber a que cota partidária pertence alguns dos Ministérios definidos.

As indicações também garantiram diversidade de gênero e pessoas não-brancas. São 25 homens e 10 mulheres, sendo quatro indicadas apenas neste último anúncio. Também enfatizou indicações femininas para as Presidências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Pelo menos seis pessoas não-brancas ocuparão cargos no primeiro escalão, entre negros e indígenas. “Estou feliz que, nunca antes na história do Brasil, teve tantas mulheres ministras”, disse Lula, durante o anúncio, destacando a indicação da indígena Sonia Guajajara para o Ministério dos Povos Originários.

Lula ainda anunciou que seus líderes de Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). No Congresso Nacional, a liderança do governo será de Randolfe Rodrigues (PSB-AP). Também enfatizou indicações femininas para

Confira abaixo os últimos nomes definidos para ajudar na missão de “consertar o Brasil e investir nas coisas realmente importantes para o povo”, como disse Lula:

PASTANOME
Gabinete de Segurança Institucional – GSIGonçalves Dias
Secretaria de Comunicação Social – SECOMPaulo Pimenta [PT]
 Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPACarlos Fávaro [PSD]
 Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – MDRWaldez Góes [União Brasil]
Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA André de Paula [PSD]
Ministério da Previdência Social – MPS Carlos Lupi [PDT]
Ministério das Cidades – MCID Jader Filho [MDB]
Ministério das Comunicações – MC Juscelino Filho [União Brasil]
Ministério de Minas e Energia – MME Alexandre Silveira [PSD]
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA Paulo Teixeira [PT]
Ministério do Esporte – MESP Ana Moser
Ministério do Meio Ambiente – MMA Marina Silva [Rede]
Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO Simone Tebet [MDB]
Ministério do Turismo – MTUR Daniela Souza Carneiro [PSD]
Ministério dos Povos Indígenas – MPI Sônia Guajajara [PSOL]
Ministério dos Transportes – MTBRenan Filho [MDB]

Com isso, a configuração do novo governo se completa e fica assim:

Presidência: 

1. Casa Civil: Rui Costa [PT]. Atual governador da Bahia, o economista foi eleito em 2014 e reeleito em 2018. Nas suas gestões, ampliou programas como o Luz Para Todos e o Minha Casa Minha Vida para o povo baiano.

2. Gabinete de Segurança Institucional – GSI: Gonçalves Dias 

3. Secretaria de Comunicação Social – SECOM: Paulo Pimenta [PT]

4. Secretaria das Relações Institucionais (SRI): Alexandre Padilha [PT]. Foi ministro da Saúde e das Relações Institucionais. É médico e deputado federal. 

5. Secretaria Geral da Presidência (SG): Marcio Macedo. Deputado federal, vice-presidente do PT. Biólogo formado pela Universidade Federal de Sergipe, foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe. 

Ministérios: 

6. Advocacia-Geral da União (AGU): Jorge Messias. Procurador da Fazenda Nacional

7. Controladoria-Geral da União (CGU): Vinícius Carvalho. Advogado e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) 

8. Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA: Carlos Fávaro [PSD] 

9. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Luciana Santos [PCdoB]. Vice-governadora de Pernambuco, presidenta do PCdoB e ex-deputada federal. Engenheira elétrica formada pela Universidade Federal de Pernambuco. 

10. Ministério da Cultura (Minc): Margareth Menezes. Cantora baiana e referência para a música brasileira, é fundadora do selo Estrela do Mar Records e da Associação Fábrica Cultural. 

11. Ministério da Defesa (MD): José Múcio. Engenheiro civil, foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009 e ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021 

12. Ministério da Fazenda (MF): Fernando Haddad [PT]. Professor de ciência política, graduado em direito e com mestrado em economia e doutorado em filosofia, Haddad foi prefeito de São Paulo e ministro da Educação de 2005 a 2012, sendo responsável pela criação do Prouni. 

13. Ministério da Educação (MEC): Camilo Santana [PT]. Foi governador do Ceará por duas gestões e senador eleito pelo Estado. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em desenvolvimento e meio ambiente. 

14. Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI): Esther Dweck. Economista, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou no Ministério do Planejamento. 

15. Ministério da Igualdade Racial (MIR): Anielle Franco [PSOL]. Diretora do Instituto Marielle Franco. É graduada em Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Jornalismo pela Universidade Estadual da Carolina do Norte. 

16. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC): Geraldo Alckmin [PSB].Vice-presidente eleito do Brasil, governador de São Paulo por quatro mandatos, foi deputado federal e prefeito de Pindamonhangaba. Coordenou a equipe de transição.

17. Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – MDR: Waldez Góes [União Brasil] 

18. Ministério da Justiça (MJSP): Flávio Dino [PSB]. Ex-juiz federal, Dino foi governador do Maranhão, presidente da Embratur, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, nas últimas eleições, foi eleito senador pelo povo do Maranhão. 

19.Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA: André de Paula [PSD]

20.Ministério da Previdência Social – MPS: Carlos Lupi [PDT] 

21. Ministério da Saúde (MS): Nísia Trindade. Presidenta da Fiocruz desde 2017 e socióloga. É professora da Casa de Oswaldo Cruz e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). 

22.Ministério das Cidades – MCID: Jader Filho [MDB] 

23.Ministério das Comunicações – MC: Juscelino Filho [União Brasil] 

24. Ministério das Relações Exteriores (MRE): Mauro Vieira. Foi embaixador na Argentina e nos Estados Unidos e chanceler do governo federal em 2015. Atualmente, é embaixador na Croácia. 

25. Ministério de Minas e Energia – MME: Alexandre Silveira [PSD] 

26. Ministério das Mulheres (MM): Cida Gonçalves. Foi secretária nacional do Enfrentamento à Violência contra a Mulher e ajudou a fundar a Central dos Movimentos Populares no Brasil. 

27. Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR): Marcio França [PSB]. Foi governador de São Paulo, prefeito de São Vicente, deputado federal e é presidente da Fundação João Mangabeira. 

28.Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA: Paulo Teixeira [PT] 

29. Ministério do Desenvolvimento Social (MDS): Wellington Dias [PT]. Foi por quatro vezes governador do Piauí e eleito duas vezes senador pelo Estado. Foi deputado federal e estadual. 

30.Ministério do Esporte – MESP: Ana Moser 

31.Ministério do Meio Ambiente – MMA: Marina Silva [Rede] 

32.Ministério do Planejamento e Orçamento – MPO: Simone Tebet [MDB]  

33. Ministério do Trabalho Emprego (MTE): Luiz Marinho [PT]. Foi ministro do Trabalho e Previdência, prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

34.Ministério do Turismo – MTUR: Daniela Souza Carneiro [PSD] 

35. Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH): Silvio Almeida [PT]. Pós-doutor pela Faculdade de Direito da USP, professor da FGV e Mackenzie e professor visitante da Universidade de Columbia. Presidente do Instituto Luiz Gama. 

36.Ministério dos Povos Indígenas – MPI: Sônia Guajajara [PSOL] 

37. Ministério dos Transportes – MTB: Renan Filho [MDB]