Exército antecipa nomeação de comandante após ameaças e ataque

Escolhido por Lula, o general Julio Cesar de Arruda assume na sexta (30).

O general Júlio Cesar de Arruda foi indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do Exército | Foto: Alan Santos / Presidência da República

O general Julio Cesar de Arruda, indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupará o comando do Exército interinamente a partir desta sexta-feira (30). A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do dia 1º de janeiro.

O motivo da antecipação para nomeação de Arruda se dá pela pressão em torno do novo governo em relação à segurança de Lula, que foi revista em virtude da aglomeração bolsonarista nos arredores do Quartel-General do Exército, em Brasília, e das ameaças de atentados ocorridas na última semana.

A expectativa ao redor do presidente eleito é para que o general Julio Cesar mude o tratamento dado aos manifestantes extremistas, já que o acampamento, em área militar, passou a ser classificado como “incubadora de terroristas” e de atos violentos, como alegou o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no sábado (24), após a Polícia Militar do Distrito Federal prender um empresário bolsonarista acusado de montar artefato explosivo em um caminhão de combustível.

Júlio Cesar de Arruda, de 63 anos, é chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército e foi comandante Militar do Leste. Ele é o mais antigo dos generais que ocupam o Alto Comando do Exército.

Marinha e Aeronáutica

Além do general Arruda, os demais comandantes das Forças Armadas que foram escolhidos por Lula e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, são: o almirante Marcos Olsen, Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, Aeronáutica.

Segundo apuração da colunista do Uol, Carla Araújo, houve consenso entre os militares de que o atual comandante do Exército, Marco Antonio Gomes Freire, deveria passar o bastão para o general Arruda antes da posse de Lula. A avalição feita pelos militares é que diante do aumento do receio de episódios de violência, é prudente que o Exército já esteja sob o comando do general escolhido pelo presidente eleito.  

A cerimônia de troca de comando ocorrerá na sexta no Clube do Exército, em Brasília e terá a presença de Nogueira de Oliveira e Múcio.

__
com informações de agências

Autor