Faltando seis dias para a posse, 30 chefes de Estado confirmaram presença

Presidente continua articulação do futuro governo, esta semana. Há expectativa sobre preparativos e medidas de segurança da festa da posse.

O presidente diplomado Luis Inácio Lula da Silva chega nesta segunda-feira (26), em Brasília para concluir a composição do novo governo e acompanhar os preparativos da posse. Lula se prepara para receber, pelo menos, 30 chefes de estado e governo, delegação bem maior que aquela da última posse presidencial.

“Ainda temos 6 dias de muito trabalho para a nossa posse e daí o início do nosso governo”, disse Lula em seu perfil do Twitter. Segundo ele, “uma nova página para o Brasil, com mais democracia e direitos para o povo brasileiro”.

A posse já conta com a confirmação de 30 chefes de Estado e de Governo. Os convites foram enviados aos países com os quais o Brasil tem relações diplomáticas, e o número de confirmações supera a quantidade de autoridades presentes na última posse presidencial no país. Da América do Sul, apenas o Peru ainda não confirmou delegação, e a Venezuela não participaria devido a um decreto proibitivo do governo Bolsonaro, contra representantes do governo da Venezuela.

“Há uma expectativa grande para que haja um número bem significativo de chefes de Estado e chefes de Governo e, eventualmente, vice-chefes de Estado e de Governo, para que venham. Isso faz parte da reinserção do Brasil a partir do governo do presidente Lula, da política externa que o presidente Lula vai conduzir e de uma reinserção do Brasil no cenário mundial”, explicou o embaixador Fernando Igreja, integrante da Coordenação de Organização da Posse.

Estão confirmadas as presenças de chefes de Estado e de Governo da Alemanha (presidente Steinmeier), de Angola (presidente Lourenço), da Argentina (presidente Fernández), da Bolívia (presidente Arce), de Cabo Verde (presidente Neves), do Chile (presidente Boric), da Colômbia (presidente Petro), da Costa Rica (ministro Solano), do Equador (presidente Lasso), da Espanha (rei Filipe VI), da Guiana (presidente Irfaan Ali), de Guiné Bissau (presidente Embaló), do México (ministro Videregaray), da Palestina (ministro Malki), do Panamá (vice-presidente Carrizo), do Paraguai (presidente Benítez), de Portugal (presidente Sousa), do Suriname (presidente Santokhie), do Timor-Leste (presidente Ramos-Horta), da Turquia (ministro Çavuşoğlu), do Uruguai (presidente Lacalle Pou) e do Zimbabwe (presidente Mnangagw). Os EUA confirmaram sua delegação com Deb Haaland, secretária do Departamento do Interior; Douglas A. Koneff, encarregado de Negócios e Juan Gonzalez, assistente especial do presidente e diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Conselho de Segurança Nacional.

Ministérios

O presidente Lula deve anunciar durante a semana os últimos 16 ministros que irão compor seu governo a partir de 2023. Nesta segunda, o petista terá reuniões com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil- AP), com representantes do PSD e deve voltar a conversar com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

De um total de 37 ministério, falta a definição dos nomeados para as pastas Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério das Cidades (MCID), Ministério das Comunicações (MC), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Esporte (MESP), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Ministério do Turismo (MTUR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Ministério dos Transportes (MTB). (Veja a lista dos indicados até o momento).

Preparativos para a posse no dia 1º

Militantes e apoiadores do novo governo intensificam a mobilização para a posse no dia 1º, domingo, em Brasília. Oriundos de várias regiões do país, a expectativa é de que 300 mil brasileiros se desloquem em caravanas por ônibus, carros e avião. Até a semana passada, foram contabilizadas 750 caravanas para a posse.

A organização solicita que as caravanas organizadas informem sobre o local de origem da caravana, quantas pessoas, quando é a partida e o que mais achar necessário.

Toda a posse será transmitida para o Brasil e para o mundo e também nos telões que vão estar na Esplanada dos Ministérios, onde estarão os dois palcos, Elza Soares e Gal Costa, para o início das apresentações dos mais de 20 artistas confirmados.

Veja aqui como proceder para enviar informações sobre sua caravana.

Segurança

Há expectativa também de que até o dia 30 os acampamentos bolsonaristas estejam desmobilizados. Atentados cometidos por acampados têm gerado medidas rígidas de segurança, com monitoramento destas manifestações. No último sábado (24), foi preso como terrorista um empresário apoiador de Bolsonaro que tentou explodir um artefato próximo ao aeroporto de Brasília. Outros manifestantes foram presos por distúrbios graves ocorridos no dia da diplomação do presidente Lula.

Bloqueios realizados por caminhoneiros em estradas do país foram desarticulados aos poucos pela atuação das polícias. A saída de Brasília do presidente derrotado Jair Bolsonaro e seus ministros também contribuiu para desmobilizar parte dos manifestantes que estavam em áreas dos palácios.

Devido a estes eventos, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino afirmou que os procedimentos de segurança da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva serão reavaliados e reforçados.

“A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu o ex-governador do Maranhão em uma publicação em suas redes sociais, na noite deste domingo (25).

Música

Pessoas de todo o mundo e de todo o Brasil já estão se dirigindo a Brasília para um Réveillon histórico. Em 1º de janeiro de 2023, subirá a rampa do Planalto pela terceira vez o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Um dia histórico merece uma festa imperdível, e assim será o Festival do Futuro, que além de atrações culturais terá uma feira gastronômica montada especialmente para o evento. O “Festival do Futuro” reunirá nomes como Martinho da Vila, Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, entre outros.

O Festival do Futuro é anunciado como uma grande festa popular inclusiva e democrática. Dezenas de artistas já estão confirmados para shows. As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

O evento terá participação de dezenas de artistas de todo o Brasil, que se apresentarão em dois palcos montados lado a lado na Esplanada dos Ministérios. As apresentações serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30.

Saiba mais sobre o Festival do Futuro

Gastronomia

Com curadoria da chef Renata Carvalho, a feira terá pratos típicos da culinária popular brasileira que vão garantir que não falte energia a todos que queiram celebrar a esperança e a alegria na Esplanada dos Ministérios.

A Feira Gastronômica do Festival do Futuro será montada no gramado central da Esplanada e terá como estrutura uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dela, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks, oferecerão delícias inspiradas nas tradições culinárias de norte a sul do Brasil.

Das 10h do dia 1º de janeiro às 3h30 do dia 2, serão oferecidos pratos e lanches preparados, prioritariamente, com alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores da zona rural do Distrito Federal. Água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.

Arte e cultura

Além da área destinada à alimentação, a feira gastronômica também abre espaço para a arte. É de lá que sairá o Cortejo do Futuro, uma apresentação de culturas populares que vai marcar o início do festival. O local também vai abrigar a mostra fotográfica Pareiada.

A feira contará com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PDC) e idosos, espalhados por todo o espaço. Fraldário e área de descanso servirão de apoio para as famílias com crianças, gestantes e lactantes.

As crianças também terão um espaço próprio: o Espaço Curumim. Monitores vão entreter os pequenos com brincadeiras tradicionais, numa área que contará com segurança especializada.

História

Márcio Tavares, coordenador do GT de Cultura e integrante da coordenação da posse presidencial, explicou que a festa da posse contará também com a exposição “Brasil do Futuro, as formas da democracia”, com a curadoria feita por ele, pela historiadora Lilia Schwarcz e pelo apresentador e humorista Paulo Vieira. “Exposição tem sentido especial. É um momento da posse que permanece, simbolizando também um novo cuidado com o patrimônio artístico, com a valorização das artes, com a valorização dos nossos artistas brasileiros”, disse.

A exposição vai contar com acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília, acervos da Presidência da República, com obras que vão para a exposição pela primeira vez, e, também, com a colaboração de galerias e artistas contemporâneos. “Vai ser uma exposição de grande envergadura, que ocupará todo o primeiro andar do museu e vai, certamente, fazer com que o processo de construção do Festival do Futuro fique ainda mais diverso.”

A organizações preparou várias formas de interação nas plataformas digitais com o evento. São figurinhas para usar em aplicativos de mensagens, doações para ajudar a organização e grupos regionais de WhatsApp Posse do Lula e Festival do Futuro. Estes funcionam, segundo a organização, com conteúdos inéditos, especialmente selecionados. Em alguns momentos, os grupos serão abertos para que todos possam conversar, trocar experiências, impressões e fazer amizade.

Participe dos grupos de WhatsApp Posse do Lula e Festival do Futuro

Imagens oficiais da festa da Posse