Ministérios terão protagonismo de nordestinos

Até o momento, 8 nordestinos foram convidados por Lula para compor o futuro governo. Região foi fundamental para a vitória do presidente eleito.

Fotomontagem

Desprezado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que não deu espaço em seu ministério para políticos da Região Nordeste do país, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou para o alto escalão do seu futuro governo, lideranças com representação política oriunda da região que mais contribuiu para a sua vitória nas urnas nestas eleições.

O candidato pernambucano, nascido em Garanhuns, Luiz Inácio Lula da Silva obteve 70% dos votos válidos no segundo turno no Nordeste. Com 27% do eleitorado, o Nordeste é a região em que Lula liderou as eleições. A diferença dos votos conquistados pelo presidente eleito e o seu opositor, paulista, de Glicério, Bolsonaro, foi de 12,5 milhões, fundamental para consolidar a vitória de Lula.

Dos 23 nomes confirmados pelo presidente eleito, até agora, 8 são da região: Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Piauí estão representados no primeiro escalão dos indicados por Lula.

Leia também: Lula anuncia 16 novos ministros e ministras do seu futuro governo

Destaques para governadores que deixaram seu mandato com alta popularidade, como é o caso do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), ex-juiz, professor e senador eleito e de Wellington Dias (PT), do Piauí, que também se elegeu senador este ano; além dos comandantes estaduais que estão em fim de mandato, como Camilo Santana (PT), do Ceará e Rui Costa (PT), da Bahia.

Também anunciada como futura ministra, a primeira mulher a ocupar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação é a pernambucana Luciana Santos, presidenta do PCdoB e atual vice-governadora de Pernambuco. Ela encerra o seu mandato no fim deste ano. A engenheira eletricista já foi deputada federal, secretária estadual de Ciência e Tecnologia e prefeita de Olinda-PE.

Leia também: Luciana Santos será ministra da Ciência e Tecnologia no governo Lula

Além dela, outra mulher negra, a cantora baiana Margareth Menezes concilia sua carreira artística, com projetos sociais, escolhida para ser ministra da Cultura do governo Lula, ela comanda desde 2008, a ONG Associação Fábrica Cultural, que atua nos eixos da Cultura, Educação e Sustentabilidade.

Outros indicados da região são: José Múcio Monteiro (sem partido), pernambucano e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), apresentado como futuro Ministro da Defesa e Márcio Macedo (PT), deputado federal por Sergipe indicado para chefiar a Secretaria-Geral da Presidência.

Outros 16 nomes ainda faltam ser anunciados para os ministérios. Nordestino, Lula deve considerar mais conterrâneos no alto escalão do futuro governo.

Autor