Posse de Lula já tem roteiro: haverá três atos e um grande festival

Cerimônia de posse acontecerá no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e fechará em grande ato na Esplanada dos Ministérios. O Festival do Futuro pretende reunir 300 mil pessoas em Brasília.

Foto: Ricardo Stucker

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, terá com três atos principais. Além das cerimônias institucionais que ocorrerão no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, a grande festa popular – o Festival do Futuro –  fechará o dia com shows e apresentações artísticas na Esplanada dos Ministérios.

Para a festa popular, estão sendo programadas inúmeras caravanas de todos os lugares do país. A militância dos movimentos populares, dos partidos políticos e de movimentos sociais, que apoiaram e contribuíram com a vitoriosa campanha de Lula se preparam para a chegada à Capital Federal. São esperadas em torno de 300 mil pessoas. E para isso, a organização da posse planeja receber a militância e populares da melhor forma possível.

Mobilização, espaços, estrutura e segurança estão sendo organizadas por coordenadores de partidos políticos e de movimentos sociais. A ideia é concentrar as caravanas em alojamentos no Parque da Cidade, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson e até em grandes escolas públicas de Brasília.

Uma das coordenadoras nacionais da posse, que representa o PCdoB na coordenação, Carina Vitral convocou a militância a participar dessa grande festa. “A posse popular do presidente Lula é mais um capítulo da luta em defesa da democracia, da consolidação do resultado das urnas. Por isso, é muito importante que a militância do PCdoB esteja em peso em Brasília porque a festa é resultado de muita luta, de muita garra e coragem da militância para eleger o presidente Lula e agora vamos juntos com ele, juntos com o povo, tomar posse para o Brasil ser feliz de novo!”, afirmou Carina ao Portal Vermelho.

Os responsáveis pelas caravanas pelo país devem preencher este formulário: AQUI

Cerimônia de Posse

O cerimonial institucional divulgou o roteiro programado para o dia. O evento se iniciará com a chegada de autoridades, a partir das 13h30 até às 14h30 – no Salão Branco do Congresso Nacional. No mesmo horário, espera-se a chegada dos Chefes de Estado e de Governo no Anexo 1 do Senado Federal.

A chegada do presidente Lula e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin está marcada às 14h20 na Catedral Metropolitana de Brasília. De lá, ambos sairão em cortejo rumo ao Congresso Nacional. Com previsão de chegada às 14h40 no Congresso, presidente e vice eleitos serão recepcionados pelos presidentes das casas legislativas.

A sessão solene no Congresso Nacional está prevista para começar às 15 horas e deverá durar em torno de 1 hora. Às 16 horas haverá a cerimônia externa com honras militares e a transmissão da faixa presidencial. Sobre a passagem, não há confirmações de como será. Tradicionalmente, também é neste momento que acontecem as salvas de tiros e as explosões de fogos de artifício.

Porém, sobre o assunto, a coordenadora geral da posse, Rosângela Lula da Silva, a Janja, reiterou que pretende fazer uma festa inclusiva, com cuidado com populações que sofrem com a explosão de fogos de artifício e com as salvas de tiros de canhão, sobretudo os autistas. Há preocupação também com os animais que também sofrem com os barulhos. E que dessa forma, ela tentará diálogo para que este rito seja revisto.

Márcio Tavares, Janja Lula da Silva e embaixador Fernando Igreja em coletiva no CCBB. Foto: Reprodução

Após a posse como presidente e vice-presidente, está programado um encontro com delegações estrangeiras no Palácio do Planalto. Até o momento, 17 chefes de Estado e autoridades internacionais confirmaram presença na cerimônia. Os convites começaram a ser enviados há dez dias às autoridades dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

Integrante da Coordenação de Organização da Posse, o embaixador Fernando Igreja, afirmou que “há uma expectativa grande para um número bem significativo de chefes de Estado e chefes de Governo e, eventualmente, vice-chefes. Isso faz parte da política externa que o presidente Lula vai conduzir e de uma reinserção do Brasil no cenário mundial”.

Leia também: Posse de Lula já tem confirmada a presença de 17 chefes de Estado

Festival do Futuro

O “Festival do Futuro: a alegria vai tomar posse”, está previsto para iniciar após a solenidade institucional, em torno de 18 horas. “Dia 1º de janeiro vai começar com muita alegria e vai terminar com muita alegria. Isso é o fundamental e é o que a gente espera. Por isso que a gente está trabalhando para que esse dia seja alegre e feliz para todos”, disse Janja em coletiva.

Na ocasião, a futura primeira-dama informou que toda a posse terá transmissão ao vivo pelas redes sociais, além dos telões que estarão espalhados pela Esplanada dos Ministérios. Para as apresentações musicais estão previstas a participação de mais de 30 artistas de vários gêneros musicais.

As apresentações musicais acontecerão em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem a dois grandes nomes da música e da cultura brasileira. Confira abaixo os confirmados até o momento:

  • Almério
  • BaianaSystem
  • Duda Beat
  • Fernanda Takai
  • Francisco El Hombre
  • Gaby Amarantos
  • Geraldo Azevedo
  • Os Gilsons
  • Jards Macalé
  • Johnny Hooker
  • Juliano Maderada
  • Kleber Lucas
  • Luedji Luna
  • Leonardo Gonçalves
  • Marcelo Jeneci
  • Margareth Menezes
  • Maria Rita
  • Martinho da Vila
  • Odair José
  • Otto
  • Pablo Vittar
  • Paulinho da Viola
  • Paulo Miklos
  • Paulo Vieira (apresentação)
  • Teresa Cristina
  • Thalma de Freitas
  • Titi Müller (apresentação)
  • Tulipa Ruiz
  • Valesca Popozuda
  • Zélia Duncan

Exposição de arte

O coordenador do GT de Cultura e integrante da coordenação da posse presidencial, Márcio Tavares, explicou que a festa da posse contará também com a exposição “Brasil do Futuro, as formas da democracia”, com a curadoria feita por ele, pela historiadora Lilia Schwarcz e pelo apresentador e humorista Paulo Vieira.

“Exposição tem sentido especial. É um momento da posse que permanece, simbolizando também um novo cuidado com o patrimônio artístico, com a valorização das artes, com a valorização dos nossos artistas brasileiros”, disse.

“Vai ser uma exposição de grande envergadura, que ocupará todo o primeiro andar do museu e vai, certamente, fazer com que o processo de construção do Festival do Futuro fique ainda mais diversos.”

Confira abaixo a íntegra do roteiro da Cerimônia Institucional:

13h45 às 14h30

Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal (SF).

13h30 às 14h30

Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30

Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos, na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30

Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40

Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h

Sessão Solene de Posse Presidencial 1º – Abertura da Sessão Solene;

2º – Execução do Hino Nacional; 3º – Compromisso Constitucional;

4º- Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos;

5º – Pronunciamento do Presidente da República; 6º – Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e

7º- Encerramento da Sessão Solene.

15h50

Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do SF.

16h

Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do SF em direção à área externa do Palácio.

16h05

Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20

Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

 * Em caso de chuva, as etapas da área externa serão transferidas para o Salão Branco (Chapelaria).

Autor