Colômbia: vice-presidenta comandará ministério da Igualdade

Francia Márquez, vice-presidenta da Colômbia, será ministra da nova pasta criada de Igualdade e Equidade.

Foto: Redes Sociais Francia Márquez

A Colômbia criou o ministério da Igualdade e Equidade, pasta que será chefiada pela vice-presidenta Francia Márquez. A aprovação aconteceu após vitória do projeto com ampla maioria no Congresso, sendo 139 votos favoráveis na Câmara e 61 votos no Senado.

Ter um ministério para cuidar do tema foi proposta de campanha do presidente Gustavo Petro e Francia, que tomaram posse em agosto.

Entre as propostas iniciais de combate às desigualdades estão a de apoio com renda básica para mães chefes de família, igualdade salarial entre homens e mulheres e de reconhecimento de categorias laborais para o cálculo previdenciário, como o de trabalhadoras domésticas.

Nas redes, Márquez disse: “Todas as pessoas merecem viver em paz, com oportunidades e garantia de direitos, independentemente da cor da pele, identidade de gênero e cultural, condição socioeconômica, opinião política ou filosófica, religião, espiritualidade, origem nacional ou familiar.”

Após a aprovação do congresso, Francia falou no Twitter: “Ao lado do presidente Gustavo Petro, agradecemos ao Congresso da República por confiar e apoiar a iniciativa do Ministério da Igualdade e Equidade. Se avançarmos juntos como sociedade, daremos passos significativos para fazer da Colômbia uma potência da vida.”

A vice-presidenta é ex-trabalhadora doméstica, se formou em Direito e tem histórico como ativista ambiental. Desde os anos 90 é militante do movimento negro, participando da organização de Processos Comunidades Negras da Colômbia e da Associação de Mulheres Afrodescentes de Yolombó.

Ela é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência do país.