Lula vai retomar solidariedade com a África e reaproximar de países vizinhos

Estreitar relação de solidariedade com a África, reaproximar Brasil com países desenvolvidos e retomar atividades com organizações internacionais são prioridades do próximo governo.

Futuro Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Foto: Reprodução

Em sua primeira coletiva, o futuro ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou brevemente, as primeiras questões orientadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a ele.

Estreitar as relações de solidariedade e de aproximação do Brasil com a África, reaproximar o Brasil dos parceiros tradicionais do mundo desenvolvido como EUA, China e com União Europeia serão prioridade. “Nós queremos com estes países termos uma relação intensa, produtiva, mas uma relação equilibrada, uma relação soberana. Desenvolver, dentro dos interesses nacional, todas as possibilidades de cooperação e trocas em todos os sentidos com esses países”, ponderou Vieira.

Outro tópico orientado por Lula, disse o chanceler, é a necessária retomada das atividades com as organizações internacionais como a Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e a Unasul [União de Nações Sul-Americanas]. “Mas com um olhar novo, construtivo, sempre baseado na solidariedade dos países vizinhos, visando sempre a cooperação entre os países em desenvolvimento”, disse.

Ao ser questionado sobre relações do futuro governo com a Venezuela, Mauro Vieira disse que o presidente Lula o instruiu a reestabelecer relações com o país vizinho. “Faremos isso a partir do dia 1º de janeiro, enviando um encarregado de negócios para retomar os prédios que temos lá e reabrir a embaixada”.

O presidente eleito também instruiu o futuro ministro sobre as suas primeiras viagens ao exterior logo após a posse. Lula participará da Cúpula da Celac, que ocorrerá na Argentina e depois fará uma agenda bilateral com o presidente do país. A data de sua visita aos EUA já está marcada, disse o futuro ministro, sem mencionar o dia. E acrescentou que, da mesma forma, está sendo marcada uma visita oficial à China.

Autor