Fundação Joaquim Nabuco homenageia Celso Marconi, colunista do Vermelho

Para o coordenador do Cinema da Fundação, o jornalista Ernesto Barros, cineastas e críticos de cinema de Pernambuco e do Brasil têm uma grande dívida com Celso Marconi.

Decano da crítica de cinema do Estado, Celso Marconi é o grande homenageado da 25ª Mostra Retrospectiva / Expectativa do Cinema da Fundação. Aos 92 anos, o jornalista e também crítico de cinema, continua em plena atividade, publicando textos sobre cinema e poesia, sua última paixão, no seu perfil do Facebook e no Portal Vermelho.

A homenagem a Celso acontece nesta quinta-feira (15/12), às 18h, no Cinema da Fundação/Derby. Inicialmente, o jornalista, professor e crítico de cinema Luiz Joaquim, biógrafo do homenageado, e o jornalista Urariano Mota, também colunista do Portal Vermelho vão falar sobre a atividade crítica e criação permanente da carreira de Celso.

Leia também: O futebol e as tempestades da cultura

Depois da introdução à jornalística e poética de Celso Marconi, a homenagem seguirá com a exibição de três curtas-metragens com e sobre ele. Em Um filme com Celso Marconi, os cineastas Hélder Lopes e Paulo Vieira de Sá visitam a casa dele para o jornalista abrir o mundo onde habita, cercado de quadros e filmes.

O segundo curta, a ficção Apolo, de Paulo Vieira de Sá, remete ao Cinema Apolo, no Bairro do Recife, onde acompanha-se o ritual de uma sessão de cinema com um filme de Wim Wenders projetado em 35mm. Celso é um dos espectadores da sessão.

O terceiro filme da noite é um episódio da série de TV Palavra Crítica dedicado ao trabalho de Celso Marconi como crítico de cinema. Em 27 minutos, Celso conta desde as lembranças mais remotas, passando por seu trabalho em jornais recifenses, como o Jornal do Commércio, onde trabalhou por cerca de 30 anos, até as críticas publicadas na internet.

Leia também: Um filme poético e mais irônico

Para o coordenador do Cinema da Fundação, o jornalista Ernesto Barros, cineastas e críticos de cinema de Pernambuco e do Brasil têm uma grande dívida com Celso. “Sem a presença constante de Celso e de sua extrema dedicação ao cinema nacional, certamente estaríamos numa situação de dominação estrangeira muito pior. Por quase 60 anos, Celso lutou e ainda luta pela primazia das obras cinematográficas brasileiras. Numa época em que a atenção aos filmes locais era mínima, seu trabalho foi essencial para manter a esperança de várias gerações de cineastas e críticos pernambucanos que não negam a sua influência e seu legado”, afirma o programador das salas de cinema da Fundaj.

Após a homenagem, o homenageado participará de uma conversa com o público.

A homenagem será aberta ao público gratuitamente.

Filmes:

Apolo, de Paulo de Sá Vieira (20min)

Um Filme com Celso Marconi, de Hélder Lopes e Paulo de Sá Vieira (22min)

Palavra Crítica: Celso Marconi, de Thiago Leitão (27min)

Com informações da Curadoria de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco

Autor