Paulo Cannabrava lança livro sobre a exploração da fé religiosa pelos EUA

Obra retrata história do uso da religião na estratégia de dominação e captura do poder pelo país imperialista. Evento acontece neste sábado (10), na Livraria Cabeceira, 16h.

Paulo Cannabrava Filho foi editor dos jornais El Nacional, de La Paz, e Expresso, de Lima. É criador do Café Filosófico, da TV Cultura | Foto: arquivo pessoal

O veterano jornalista Paulo Cannabrava Filho, lança neste sábado (10), na livraria Cabeceira, na capital paulista, o livro “A Nova Roma: Como Os Estados Unidos se transformam numa Washington imperial através da exploração da fé religiosa”.

Prefaciada pelo ex-ministro Tarso Genro, a obra retrata uma história do uso da religião na estratégia de dominação e captura do poder, resumindo como foi que o império norte-americano construiu sua hegemonia sobre os demais povos da América Latina.

Conforme o autor, os métodos não mudam, aperfeiçoam-se, ao usar a boa-fé do crente para dominá-lo, explorá-lo e expandir a hegemonia do governo de Washington com pequenos “templos” de centenas de denominações de Igrejas que têm a Bíblia como a “Palavra de Deus”.

Na avaliação do jornalista, os novos pastores e profetas, evangelizadores, cruzaram o Rio Grande e chegaram até a Patagônia com o objetivo explícito de conquistar terras, riquezas e mentes, “numa guerra cultural de conquista”. “A Bíblia transformada em arma para combater ideologias. Trabalhismo, desenvolvimentismo, socialismo, comunismo, democracia, demonizados no afã de impor um pensamento único que favorece o capitalismo dependente, a manutenção da enorme desigualdade entre os 10% mais ricos e os 90% explorados do planeta”, denuncia.

Sobre o autor

Paulo Cannabrava Filho nasceu em 1936 e iniciou no Jornalismo em 1957. Foi repórter nos principais jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. Sensível às questões sociais, aliou o jornalismo à militância política. Em 1968, deixou o país para escapar da repressão. Acompanhou processos revolucionários em seus êxitos e fracassos, “assim como o surgimento de ditaturas repressivas e regressivas nos países de Nossa América”.

Foi editor dos jornais El Nacional, de La Paz, e Expresso, de Lima. Ao voltar ao Brasil, em 1980, não parou: entre vários projetos importantes criou o Café Filosófico, da TV Cultura

Integrou a equipe da Cadernos do Terceiro Mundo desde a fundação (1975) até a extinção (2015). Hoje, dirige a revista virtual Diálogos do Sul, continuidade de Cadernos. Seus livros refletem a realidade de povos explorados e em luta, com a emoção de quem estava lá, com destaque para No Olho do Furacão – América Latina nos anos 60/70 (Cortez, São Paulo, 2003).

Serviço

Lançamento do livro: A Nova Roma: como os Estados Unidos se transformam numa Washington imperial através da exploração da fé religiosa

Quando: 10 de dezembro

Onde: Livraria Cabeceira, rua Tito, 300, no bairro da Lapa, em São Paulo

Horário: A partir das 16 horas.

O evento contará com leitura de trechos da obra e debate, das 17h30 às 18 horas, que será mediado pela jornalista Vanessa Martina Silva e convidados.

Para comprar o livro, clique aqui.

__

(BL)

Autor