Lula anuncia seus 5 primeiros ministros para começar trabalho imediato

São eles: Rui Costa na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça, José Múcio na Defesa, Fernando Haddad na Fazenda e Mauro Vieira nas Relações Exteriores

(Foto: Ricardo Stuckert)

Em coletiva nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, pouco antes do jogo entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, os nomes dos primeiros cinco ministros que vão ajudá-lo a governar a partir de janeiro.

São eles: Rui Costa (PT) na Casa Civil, Flávio Dino (PSB) na Justiça, José Múcio na Defesa, Fernando Haddad (PT) na Fazenda e o embaixador Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Com exceção de Mauro Vieira, que se encontra na Croácia, onde é embaixador, todos os demais futuros ministros compareceram ao evento de anúncio. O presidente eleito diz que tomou a decisão por que é preciso que eles trabalhem imediatamente.

Leia mais: Presidentes da Alemanha e Argentina confirmam presença na posse de Lula

“Nós não temos o direito de não fazermos a coisa correta e tratarmos com carinho as pessoas mais necessitadas do país. Espero que esses companheiros trabalhem, porque tarefa vai ser difícil. Cada companheiro sabe da sua responsabilidade”, disse Lula, no anúncio.

Referindo-se a Haddad, Lula disse que ele tem a incumbência nos próximos dias de montar sua equipe e apresentar resultados.

“Companheiro Rui Costa certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. José Múcio, grande companheiro, meu ministro da Defesa, depois que terminar o jogo do Brasil vamos reunir para discutir o futuro do país. Flávio Dino tem uma militância consagrada, foi eleito senador da República e vai ajudar a consertar muita coisa nesse país. Maulo Vieira é o ministro das Relações Exteriores. Tenho grande relação com ele e resolvi escolhê-lo”, disse.

Antes que fosse questionado pela imprensa, o presidente eleito antecipou que nos próximos anúncios, já na próxima semana, terão na lista nomes de mulheres e negros. “Vocês devem estar pensando, ou alguém está com pergunta preparada: ‘Presidente lula, não tem mulheres, não tem negros?’. Vai ter uma hora que vocês vão ver mais mulheres e mais negros aqui”, comprometeu-se.

Lula ainda agradeceu aos senadores que aprovaram a PEC do Bolsa Família e disse que vai continuar conversando com parlamentares da Câmara dos Deputados no sentido de aprovar a proposta naquela Casa.

“Não acredito em dificuldade na Câmara. Terei as conversas necessárias para aprovar como no Senado. Essa PEC é para fazer reparo no governo Bolsonaro e trazer o mínimo necessário para pessoas necessitadas, saúde, farmácia popular e começar a cuidar do povo brasileiro”, disse Lula.

Perfil dos ministros

Fernando Haddad (Fazenda)

Haddad é professor de ciência política, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Ele foi prefeito de São Paulo (2013-2017) e ministro da Educação entre 2005 e 2012 nos governos de Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016).

Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública)

Ex-governador do Maranhão por dois mandatos e senador eleito pelo mesmo estado, Flávio Dino foi juiz federal, deputado federal pelo PCdoB e presidente da Embratur.

Rui Costa (Casa Civil)

Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, Rui Costa foi governador da Bahia, deputado federal e secretário da Casa Civil da Bahia.

José Múcio (Defesa)

Formado em engenharia civil, é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais (2007-2009). Foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.

Mauro Vieira (Relações Exteriores)

Foi chanceler no governo Dilma Rousseff. É um dos diplomatas mais próximos do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro de Lula para assuntos internacionais.

Autor