Quais seleções devem chegar às semifinais da Copa?

As quartas de final têm Brasil e Croácia, Holanda e Argentina, Marrocos e Portugal, Inglaterra e França; seleção brasileira entra em campo na sexta-feira (9).

Fotos: Fifa

A Copa do Mundo de futebol masculino do Catar chegou às quartas de final. O primeiro jogo acontece na sexta-feira (9), com a seleção brasileira em campo contra a Croácia, às 12 horas.

Os outros confrontos também já têm data e horário marcados:

Sexta-feira, 9 de dezembro

  • 12h – Croácia x Brasil
  • 16h – Holanda x Argentina

Sábado, 10 de dezembro

  • 12h – Marrocos x Portugal
  • 16h – Inglaterra x França

Croácia x Brasil

É inegável o favoritismo da seleção brasileira. Mesmo com desfalques e jogadores pendurados com cartão amarelo (Militão, Fred e Bruno Guimarães), o Brasil tem tudo para ter mais uma bela atuação como a das oitavas de final em que goleou a Coréia do Sul por 4 a 1.

Ainda mais porque a Croácia se classificou nos pênaltis. A seleção europeia teve que jogar a prorrogação e disputar as penalidades, após empatar em 1 a 1 contra o Japão. O desgaste da prorrogação, com mais 30 minutos adicionados à partida, é algo que pode pesar para os atletas.

No entanto, esta mesma Croácia esta acostumada com a situação, pois na Copa de 2018, chegou à final, que perdeu para a França, disputando a prorrogação em todas as partidas anteriores da fase de mata-mata.

Holanda x Argentina

Ao se analisar os jogos das oitavas de final, pode-se entender que a Holanda é favorita. A equipe venceu com propriedade a correta seleção dos Estados Unidos por 3 a 1. Já a Argentina, embora tenha sofrido um susto somente ao final da partida contra a Austrália, venceu de forma tranquila, mas o que todos esperavam era uma goleada, o que não ocorreu e o placar foi 2 a 1.

No entanto, ao se tentar enxergar o todo, se a Holanda não encantou ainda, a Argentina vem numa crescente. Após tomar um susto na estreia contra a Arábia Saudita, os hermanos vem crescendo a cada jogo.

Em um empate técnico entre os dois times, o diferencial pode ser Lionel Messi.

Marrocos x Portugal

Ser apenas a quarta seleção africana a chegar nas quartas de final de uma Copa do Mundo já referenda o grande feito da seleção de Marrocos. Ao contrário do que muitos analistas disseram, sobre apenas se defenderem contra a Espanha, os marroquinos tiveram as melhores chances para vencer o jogo no tempo regulamentar. Com a disputa nos pênaltis, os espanhóis perderam os três que bateram: dois defendidos e um na trave.

À parte isso, Portugal chega com a pompa de ter goleado a Suíça por 6 a 1, no maior resultado das oitavas. O substituto de Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos marcou três e tudo indica que não vai parar por aí. Com Bruno Fernandes e Bernardo Silva jogando bem e o “robozão” como titular ou entrando ao longo da partida, Marrocos terá vida difícil mais uma vez, mas nada que já não tenham feito: empataram com a Croácia e Espanha e venceram Bélgica e Canadá.

Inglaterra x França

No confronto mais disputado das oitavas e com duas excelentes equipes, Inglaterra e França farão o jogo mais esperado. A seleção inglesa venceu tranquilamente Senegal (3×0) nas oitavas, assim como os franceses venceram a Polônia (3×1).

Mesmo com os muitos desfalques antes da Copa, entre eles o do melhor jogador do mundo Benzema, a França conseguiu manter o nível técnico e ter a seleção colocada como favorita, assim como o Brasil, para vencer a Copa. A leve vantagem contra os ingleses se manifesta pela volta do atacante Giroud a marcar gols, do auxílio precioso de Antoine Griezmann jogando mais recuado e com a estrela de Kylian Mbappé cada vez brilhando mais. Inclusive, o atacante do PSG é o artilheiro da Copa até aqui com 5 gols.

Do outro lado do Canal da Mancha, os ingleses enviaram uma equipe com muitos talentos. A coletividade e os reforços que vem do banco mantém o nível dos titulares e pode ser o diferencial. Os jovens Saka, Foden, Bellingham Rashford e Mount tem se destacado, tanto que o artilheiro Harry Kane tem se contentado em servir os companheiros nessa Copa: só marcou um gol, mas já deu três assistências.

Próximos confrontos

Quem vencer de Croácia e Brasil enfrenta o vencedor de Holanda e Argentina. A mídia e a comunidade internacional torcem para um confronto sul-americano que colocaria 7 campeonatos mundiais em campo.

Independente de quem vencer, o jogo da semifinal está marcado para a terça-feira (13), às 16 horas, no estádio Lusail.

Na outra frente, os vencedores de Marrocos e Portugal pegam quem levar de Inglaterra e França. O confronto está marcado para quarta-feira (14), às 16 horas, no estádio Al Bayt.

Depois das semis, a disputa do terceiro lugar será no sábado (17), às 12 horas, no estádio Khalifa, e a grande final está marcada para o domingo (18), no mesmo horário, no estádio Lusail.