CTB chega aos 15 anos em ascensão e com recorde de sindicatos filiados

Central conta hoje com 1.385 sindicatos filiados, que têm, juntos 1,62 milhão de trabalhadores sindicalizados.

O Rio de Janeiro será o palco, nesta semana, da celebração do aniversário da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Considerada a principal referência do sindicalismo classista no País, a entidade celebra os 15 anos de sua fundação com uma série de atividades na capital fluminense. “Escolhemos o Rio porque é o estado onde mais avançamos em 2022”, diz Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB.

Uma dessas conquistas foi a vitória da Chapa 2 – A Hora da Mudança, de oposição, na disputa para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense (RJ). Dos 40 dirigentes eleitos, 32 são ligados à CTB, a começar pelo presidente, Edimar Miguel Pereira Leite. O sindicato representa a categoria metalúrgica de Volta Redonda [que abriga a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)], Barra Mansa, Itatiaia, Quatis, Pinheiral, Porto Real e Resende.

Além disso, o Sindsprev/RJ aprovou a desfiliação da CSP-Conlutas e se filiou à CTB. A base da entidade abrange os servidores federais da Seguridade e do Seguro Social que trabalham no estado do Rio de Janeiro. É no auditório do Sindsprev/RJ, na Lapa, que a CTB promove, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), a reunião de sua direção nacional.

Congresso de Fundação da CTB reuniu 1.500 sindicalistas de todo o Brasil

O Congresso de Fundação da CTB ocorreu de 12 a 14 de dezembro de 2007, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte (MG), com a participação de 1.500 sindicalistas de todo o Brasil. “Nasce na cidade de Belo Horizonte a CTB”, proclamou, na noite do dia 12, o líder metroviário Wagner Gomes, que foi eleito o primeiro presidente da central.

O avanço, desde então, é incontestável, conforme aponta um dos documentos que serão debatidos na reunião da direção nacional. Em ascensão, a central chega aos 15 anos com um recorde de 1.385 sindicatos filiados. Os estados com mais entidades “cetebistas” são Bahia (318), Minas Gerais (201) e Rio Grande do Sul (156).

O número de sindicalizados a entidades filiadas à CTB, em todo o Brasil, é de 1,62 milhão de trabalhadores – uma alta de 4% em relação a 2021. Segundo o documento, 55% desses sindicalizados são trabalhadores rurais.

Em meio à reunião de seus dirigentes, a CTB vai comemorar o 15º aniversário. Nesta quinta, às 17 horas, haverá o Ato Político – 15 Anos da CTB no auditório do Sindsprev/RJ. A atividade terá transmissão ao vivo na página da CTB no Facebook (www.facebook.com/portalctb) e em páginas parceiras.

Na sequência, às 20 horas, é a vez da Atividade Cultural, no Boteko do Juca, na Lapa, em parceria com o projeto social Bambas de Saia. Já a Festa dos 15 Anos está marcada para sexta-feira, às 20 horas, na tradicional na Feira de São Cristóvão.

Autor