ANPG planeja paralisação contra cortes do MEC

Movimento “Pague Minha Bolsa” pede que mestrandos, cientistas, pesquisadores a paralisem atividades até que bolsas sejam pagas.

Foto: divulgação/ANPG

Na iminência de terem suas bolsas de estudo ceifadas em virtude das últimas notícias sobre o confisco dos recursos do Ministério da Educação (MEC), doutorandos, mestrandos e pesquisadores de universidades federais de todo o país se mobilizam para iniciar, a partir desta quinta-feira (8), uma paralisação contra os cortes orçamentários impostos pelo governo federal.

Sob o mote “Pague Minha Bolsa” a Associação Nacional de Pós-graduandos- ANPG convoca todos os estudantes, cientistas, pesquisadores e sociedade civil a se mobilizarem para o “Dia de Paralisação Nacional dos Pós-Graduandos”, com atos em todo o Brasil, até que as bolsas de estudos sejam pagas. Em comunicado, a entidade disse que “dispenderá todos os esforços para garantir o pagamento das bolsas pela via jurídica e/ou em articulação com o Congresso Nacional.” Confira agenda de atos aqui.

A hashtag #pagueminhabolsa está em alta no Twitter, onde pesquisadores de diversas universidades federais e estaduais falam sobre a defasagem do valor das bolsas que recebem em relação ao volume de trabalho que dedicam às pesquisas – além do desespero de não receberem no último mês de 2022 frente à irresponsabilidade do Governo Federal.

“O bolsista nao pode possuir vínculo empregatício, nao recebe décimo terceiro salário, o último reajuste foi em 2013 das bolsas (capes) e nao tem férias. tudo isso pra tambem NAO RECEBER A P** DA BOLSA”, disse uma usuária da plataforma.

“Trabalhar mais de 12 horas por dia, final de semana, feriado. Não ter direito trabalhista, INSS, 13°, férias. Tem que ser dedicação exclusiva. Sem reajuste há 10 anos. E agora, SEM SALÁRIO! Ser cientista no Brasil é vergonhoso! #PagueMinhaBolsa”, comentou uma outra pessoa.

O ex-BBB, Gil do Vigor, que é PhD em economia na Universidade da Califórnia em Davis, também se manifestou nas redes. “Nós, estudantes e pesquisadores, temos o DIREITO a bolsa de pesquisa. Cumprimos prazos e nos dedicamos muito para contribuir com o avanço tecnológico do Brasil. É inadmissível que mais de 100 mil estudantes não recebam suas bolsas! NÃO DÁ MAIS!  #PagueMinhaBolsa”

Leia a íntegra da convocação da ANPG

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS #PAGUEMINHABOLSA

Em virtude das últimas notícias sobre o confisco dos recursos do Ministério da Educação, causando o não pagamento das bolsas de milhares de pós-graduandos pelo país, a ANPG convoca todas/os pós-graduandas (os), as/os cientistas brasileiras/as, e a sociedade civil, a reivindicarem o pagamento imediato das bolsas de estudos aos estudantes brasileiros, paralisando suas atividades a partir do dia 08 de dezembro de 2022 até o pagamento de todas as bolsas.

A situação atual é consequência direta da escandalosa devassa nas contas públicas que Jair Bolsonaro realizou para garantir recursos para o orçamento secreto e sua reeleição, associado aos efeitos de sua política econômica. Em virtude disso, há bloqueio financeiro que não permitem que a CAPES, Universidades e outros órgãos cumpram com suas obrigações financeiras, como pagamento de água, luz, terceirizados e as bolsas de assistência estudantil e de estudos, no Brasil e exterior, como mestrado, doutorado e residências.

Não bastasse a desvalorização das bolsas de estudos que atinge 75%, Bolsonaro e Paulo Guedes estão dando um calote na educação. O cenário é bastante claro, se trata de um projeto de destruição da pós-graduação e da ciência e tecnologia brasileira, do fomento público e de qualidade irrestrita. São milhares de jovens pesquisadores que tem sua sobrevivência ameaçada concretamente pela quebra de contrato ao não serem pagos por seu trabalho produzindo ciência no país. Estamos falando de milhares de jovens, o qual possuem como única renda as bolsas de estudos.

É necessário que avancemos para derrotar esse projeto de destruição da ciência e tecnologia brasileira com mobilização, conversa direta com os colegas e com os demais participantes da universidade, tanto alunos e alunas de graduação, técnicos e técnicas e docentes, além da construção ativa de nossas entidades representativas, sobretudo as APGs. Nesse sentido, convocamos a todos se mobilizarem, organizando plenárias em suas instituições no dia de amanhã a fim de organizarmos nossa luta para um Dia de Paralisação Nacional Dos Pós-Graduandos, no dia 08 de dezembro de 2022, até que as bolsas de estudos sejam pagas, com atos e mobilizações em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, a ANPG dispenderá todos os esforços para garantir o pagamento das bolsas pela via jurídica e/ou em articulação com o Congresso Nacional.

Associação Nacional de Pós-Graduandos

Entenda o caso

Com os cortes orçamentários feitos pelo governo federal na última semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das principais entidades a solver bolsas de estudo para pesquisadores no Brasil, deixará de pagar mais de 200 mil bolsistas. Além disso, também não há verba para quitar os cerca de 14 mil médicos residentes, nem os trabalhadores das universidades públicas e muito menos para as despesas básicas, como as contas de água e luz desses locais.  

Em nota divulgada nesta terça (6), o órgão informa que tentou todas as providências para remunerar bolsas que deveriam ser pagas até esta quarta-feira (7), mas que não foi possível por causa de mais um contingenciamento promovido pelo Ministério da Economia. Leia a íntegra da nota aqui.

Autor