Transição de Lula acusa Bolsonaro de abandonar fronteiras na Amazônia

Ex-reitora da Universidade do Pará diz que a pasta do Desenvolvimento Regional criou uma coordenadoria para tratar do assunto com poucos servidores e recursos

Região do Vale do Javari na Amazônia (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

O grupo de transição de Desenvolvimento Regional do presidente eleito Lula da Silva (PT) diz que as áreas de fronteiras na Amazônia foram abandonadas pelo governo Bolsonaro. De acordo com uma das coordenadoras da equipe, a ex-reitora da Universidade do Oeste do Pará Raimunda Monteiro, o “ministério (Desenvolvimento Regional) delegou esse programa para uma coordenadoria com poucos servidores e sem recursos”. 

“São áreas com grandes índices de desigualdade social e regiões com conflitos, como as áreas em que foram assassinados Bruno Pereira e Dom Phillips”, disse a coordenadora.

O funcionário licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o jornalista inglês, colaborador do The Guardian, foram assassinados no dia 5 de junho, no Vale do Javari , em Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas. 

Outra preocupação é com projetos do ministério de gestão territorial na região amazônica, principalmente na faixa de fronteira seca, que estão esvaziados.  

Leia mais: Bolsonaro termina desgoverno com alta de 60% no desmatamento na Amazônia

Ela também alertou para o desmonte do sistema de fiscalização e controle em projetos da região Norte que receberam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).  

“O banco não tem como fiscalizar projetos agropecuários com madeira nem controlar a legalidade da origem dessa matéria-prima”, disse a coordenadora.

Orçamento secreto 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é o coordenador-geral do grupo, diz que o governo Bolsonaro tornou o ministério do Desenvolvimento Regional dependente dos recursos do chamado orçamento secreto. 

“O Brasil, lamentavelmente, na situação atual, não tem política de desenvolvimento regional. O que nós encontramos no Ministério de Desenvolvimento Regional é uma ação pulverizada em emendas parlamentares, sobretudo em emendas do chamado RP9, emenda de relator, orçamento secreto, sem destinação de recursos para obras estruturantes”. 

Autor