Um ano sem Sérgio Rubens

Há um ano falecia Sérgio Rubens, o Serjão, como era conhecido. Os revolucionários brasileiros, perdiam, então, um de seus mais combativos e destacados dirigentes.

Sérgio Rubens, o Serjão, vice-presidente do Partido Comunista do Brasil, teve uma trajetória de vida marcada por décadas de militância | Foto: divulgação

Ícone revolucionário da política, Sérgio Rubens de Araújo Torres deixava, há um ano, este plano de vida terrestre. O fundador do Partido Pátria Livre (PPL) e vice-presidente nacional do PCdoB faleceu em 5 de dezembro de 2021, em São Paulo, aos 73 anos, decorrente de uma parada cardíaca. Sérgio Rubens deixou boas lembranças na memória de todos que o conheciam.

Querido por autoridades, líderes políticos, culturais, pesquisadores e professores, o “Serjão”, como era comumente conhecido, arrastou uma multidão ao seu velório. O último adeus a esse grande líder foi um momento bucólico, sereno e emocionado, em que foram lembrados seus feitos e caráter. “Quando a gente perde um guerreiro, a gente não enterra ele, a gente planta, para que floresçam mais e mais guerreiros dessa luta pela humanidade”, disse Luciana na ocasião.

Veja como foi a última homenagem a Sérgio Rubens

Sérgio Rubens tem uma trajetória de décadas de militância e liderança, que vem do lendário Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) e de seu sucedâneo, o Partido Pátria Livre (PPL), até chegar, com muita honra, ao PCdoB, em 2019.

Diante das graves ameaças advindas da vitória de Jair Bolsonaro ao pleito em 2018, Sérgio Rubens tomou uma decisão histórica ao promover a união de forças entre o PPL e o PCdoB. Além disso, ele foi expoente e liderança de primeira grandeza de uma corrente política patriótica, revolucionária e marxista. Sua atuação como dirigente do PCdoB enriqueceu a legenda em sagacidade tática, visão estratégica, cultura patriótica e formação teórica marxista.

Leia também: “Sérgio Rubens foi plantado para florescer novos guerreiros como ele”

Em nota à época de seu falecimento, a presidenta nacional do PCdoB Luciana Santos, disse que o exemplo “de compromisso e dedicação sem limite” de Sérgio Rubens “ao Partido, ao Brasil, ao povo ficará para sempre em nosso coletivo militante. Foi de uma lealdade irretocável, e de uma generosidade que nos alimentava de valores revolucionários elevados.”

Agora, completados 12 meses dessa inestimável perda, Márcio Cabrera (PPL), integrante da Executiva Nacional do PCdoB, disse que, apesar de ter sido um ano difícil, a memória de Sérgio Rubens foi “honrada” com a vitória de Lula sob Bolsonaro nas eleições de outubro. “Foi o ano mais difícil e complexo que enfrentamos, mas honramos sua luta e memória, cumprindo o principal designo que ele nos deixou: derrotamos Bolsonaro e seguiremos em frente”, disse.

“Seu exemplo de compromisso e dedicação sem limite ao Partido, ao Brasil, ao povo ficará para sempre em nosso coletivo militante”, completou Luciana. “Sérgio Rubens, presente!”

Leia também: CTB anuncia Cineclube Sérgio Rubens com filmes sobre a luta de classes

__

Autor