Lula deve se reunir com Biden nos EUA antes da posse

“Muitos convites para encontrá-lo” citou ex-ministro. Presidente eleito também pode ir à Argentina; após eleição, Lula esteve na Cop-27, no Egito, e em Portugal.

Lula em discurso na COP27, no Egito | Foto: Ahmad Gharabli/AFP

O ex-ministro Fernando Haddad (PT) disse nesta quarta-feira (30) que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes da posse em 1º de janeiro de 2023. Haddad disse que Lula deve viajar aos EUA e que encontro será antes do Natal.

Segundo Haddad, que faz parte da equipe de transição de governo, Lula tem recebido “muitos convites de grandes potências” para encontrá-lo pessoal ou virtualmente antes mesmo de janeiro. Até o fim do ano, no entanto, deve viajar para os Estados Unidos e para a Argentina, retribuindo uma visita do presidente Alberto Fernández.

O ex-ministro Fernando Haddad

Além disso, de acordo com Haddad, Lula também foi convidado a visitar a China, mas não deve conseguir fazê-lo este ano. “Muitos convites de grandes potências para encontrá-lo ou, se não for possível, conversar com ele virtualmente. Acho que o presidente vai concluir o ano tendo conversado com as grandes potências do mundo”, afirmou Haddad.

Na próxima semana, dia 5 de dezembro, dois representantes da Casa Branca desembarcam no Brasil para acertar a conversa que Lula terá com Biden. São eles: o conselheiro nacional de segurança dos EUA, Jake Sullivan, e o assessor do Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez.

Agendas internacionais antes da posse

Desde que foi eleito, Lula vem recebendo ligações e apoio internacional de grandes potências globais, especialmente de Biden e de países da Europa.

Após ter sido eleito, Lula foi convidado para participar da Cop-27, no Egito, onde chegou a se reunir com alguns líderes mundiais, como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Lula também esteve em Portugal acompanhado de Haddad. Em Lisboa, ele se reuniu com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com António Costa, primeiro-ministro português, no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português. Na ocasião, também estava presente o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

__

com informações de agências

Autor