Videogame pode ter inspirado ataque nazista a escola

Unidade de ensino foi depredada durante a ação dos invasores

Desenhos da suástica nazista foram deixados m várias partes da escola - Reprodução Redes Sociais

Um jogo de videogame pode ter inspirado o ataque com símbolos nazistas ocorrido na Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. Seria o jogo eletrônico “Bully”, em que os jogadores assumem o papel de Jimmy Hopkins, um “estudante endiabrado” que foi expulso de todas as escolas onde passou e que busca “subir na escala social dessa instituição decadente”. Um perfil em uma rede social, com imagens do game e da escola, motivaram a suspeita, segundo informações do jornal O Tempo.

O videogame da empresa canadense Rockstar Vancouver, lançado em 17 de outubro de 2006 para PlayStation 2, é ambientado na Bullworth Academy, uma escola preparatória corrupta e aos pedaços com falsa fama de ser ética. Durante as fases, o jogador “enfrentará valentões, será bode expiatório de professores, irá pregar peças, ganhar ou perder a garota e, finalmente aprender a superar os obstáculos da pior escola da área”. O objetivo é que os jogadores, que assumem o papel do estudante Jimmy, consigam sobreviver ao ano escolar e consigam controlar a escola.

Nesta terça-feira, funcionários e alunos que chegaram à escola de Contagem pela manhã encontraram as paredes pichadas com suásticas e mensagens com referências a Hitler, líder do nazismo alemão. Uma exposição em referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, também foi destruída.

Conforme um funcionário da instituição de ensino, foi levantada a suspeita de que o ataque tenha sido praticado por estudantes da turma do nono ano. “Nós descobrimos um perfil em uma rede social com imagens internas da escola”, disse. Além das imagens da unidade escolar, o perfil tem diversas publicações do jogo de videogame “Bully” em que um dos personagens ataca escolas.

Os fascistas fizeram questão de deixar as marcas da destruição na escola

Outros casos

No dia 23 de novembro, um banheiro da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foi pichado com símbolo nazista, exaltação a Hitler e ofensas a judeus.

No dia 28 de junho, um estudante denunciou ter recebido ameaças com referências nazistas dentro do Colégio Dom Silvério, no bairro São Pedro, na região Sul de Belo Horizonte. Durante uma aula, o estudante encontrou uma faca de serra com o nome dele e três desenhos de suástica debaixo da sua carteira. As ameaças teriam começado meses antes e se agravaram depois que o menino teria se vestido de noiva na festa junina da escola, quando o banheiro da escola foi pintado com ilustrações nazistas e com a frase “cuidado gays”.

Na última sexta-feira, um adolescente de 16 anos atacou duas escolas do condomínio Praia do Coqueiral, em Aracruz, na região central do Espírito Santo, e matou três professoras e uma aluna a tiros. Armado com dois revólveres, o rapaz, filho de um tenente da Polícia Militar, ostentava um símbolo nazista no braço. Doze pessoas ficaram feridas no ataque.

Autor