Posse de Lula terá shows e área para acampamento em Brasília

Estão previstas em torno de 150 mil pessoas na cerimônia de posse em Brasília. Organização prepara grande festa da vitória.


Após 20 anos desde que tomou posse pela primeira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assumirá o cargo de presidente da República pela terceira vez no dia 1° de janeiro de 2023, e a organização da cerimônia promete uma grande festa para comemorar essa vitória.


As informações são que dois palcos serão montados para apresentações artísticas e telões serão espalhados pela Esplanada dos Ministérios, além de uma estrutura de acampamento no Parque da Cidade para receber caravanas de todo o país. São esperados em torno de 150 mil pessoas na capital federal.


A pretensão dos organizadores é que as comemorações comecem na véspera da posse, na virada do ano, na noite do dia 31 de dezembro, já que muitos apoiadores devem estar na cidade na data. A programação ainda está sendo definida. Outra dúvida dos organizadores é se Lula subirá nos palcos na Esplanada.


Para o dia da posse, estão previstas várias apresentações de artistas que já se colocaram à disposição para participar do evento. Que devem ocorrer concomitante com as normas cerimoniais presidenciais.


O rito se iniciará às 14 horas, onde o presidente eleito fará o tradicional passeio em carro aberto, acompanhado da primeira dama até chegar ao Congresso Nacional. Às 15 horas participa dos protocolos formais no Congresso Nacional. Às 17 horas, o presidente deve subir a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial e fazer um pronunciamento.


Leia também: Posse de Lula deve reunir 150 mil pessoas em Brasília


O grupo que organiza a cerimônia, coordenado pelo ex-ministro Gilberto Carvalho, teve uma reunião nesta segunda-feira (28), no CCBB, em Brasília, com a presença da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, que comanda a organização do evento.


Na semana passada, uma reunião na sede nacional do PT, em Brasília, contou com a participação de movimentos sociais e integrantes dos partidos políticos para discutir detalhes da posse e da mobilização dos apoiadores.

Autor