Gilberto Gil recebe mensagens de apoio após ser hostilizado no Qatar

O cantor e a esposa foram insultados por torcedores bolsonaristas na estreia do jogo do Brasil contra a Servia. Torcedores podem pegar até um ano de prisão segundo lei qatari.

O músico Gilberto Gil | foto: divulgação

No Qatar para acompanhar a Copa do Mundo, o cantor e compositor baiano Gilberto Gil, de 80 anos, e sua esposa Flora Gil, de 62, foram hostilizados por torcedores bolsonaristas, na última quinta-feira (24), quando caminhavam até a arquibancada do estádio Lusail para assistir a estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que Gil e Flora são abordados e insultados com palavrões. Na gravação, um dos torcedores diz: “Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”.

“Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c***. Vamos lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p***”, disse outro torcedor.

Apesar de não reagir, o cantor e sua família contam com uma equipe de advogados que busca identificar os envolvidos nas ofensas.

Reação

O incidente gerou uma reação por parte das personalidades públicas, artistas e políticos. Ao longo do fim de semana, foram publicadas diversas mensagens em solidariedade ao casal.

A filha do artista, Preta Gil, usou o Twitter para apoiar o pai. Ela ainda classificou o ocorrido como “assustador” e “violento”. “O que aconteceu com meu pai e Flora no dia do jogo do Brasil no Qatar, onde foram agredidos verbalmente, é assustador (…) o que fizeram com meu pai foi tão agressivo, tão nojento e tão violento que devemos sim nos revoltar”, escreveu.

Caetano Veloso afirmou esperar que os responsáveis sejam punidos.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) declarou apoio a Gil e cobrou providências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Janja Lula Silva também manifestaram solidariedade a Gilberto e Flora Gil em publicações no Twitter.

A jornalista Vera Magalhães destacou a obra do cantor e ressaltou fato dele ter sido hostilizado aos 80 anos.

Daniela Mercury afirmou “Gil é um patrimônio cultural do Brasil”, e disse estar devastada com incidente.

Marisa Monte também declarou apoio e solidariedade.

Agradecimentos

Neste domingo (27), Gil gravou um vídeo agradecendo ao que chamou de ‘corrente solidária’ fazendo referência ao apoio que recebeu após ser atacado por bolsonaristas no Catar.

“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa corrente solidária após essa agressão, essa coisa estúpida”, diz Gil. “É o terceiro turno, na verdade, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, afirma o músico. “É mais um episódio dessa sequência de ódio, que é o que eles gostam de fazer.

Penalidade

Os torcedores brasileiros que insultaram Gil e sua esposa um estádio da Copa podem pegar até um ano de prisão, de acordo com o artigo 329 do Código Penal do Qatar. A lei, promulgada em 1971, recebeu emendas em 2004 e prevê a possibilidade de multa para quem ofender outra pessoa em público.

Segundo o Código Penal qtari, é crime “insultar um terceiro em público, endereçando-lhe palavras impróprias que afetem sua honra e dignidade”. A pena prevista é de até um ano de prisão e multa de até 5 mil reais qataris, ou uma das duas penas. Na conversão, o equivalente a R$ 7,4 mil.

__

com informações de agências

Autor