Barão de Itararé terá história contada em documentário

Um dos criadores do jornalismo alternativo no país terá documentário realizado por Renato Terra e Arnaldo Branco.

Imagem: Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”

Barão de Itararé é o pseudônimo do irreverente jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971) que ganhará um documentário realizado por Renato Terra e Arnaldo Branco, como informa a colunista da Folha, Mônica Bergamo.

Terra é diretor dos documentários ‘Uma Noite em 67’, ‘Vale Tudo com Tim Maia’ e ‘O Canto Livre de Nara Leão’.

Branco é cartunista e roteirista. Entre os projetos que trabalha está a animação brasileira o Irmão do Jorel.

Como informa a coluna, o roteiro do documentário irá trabalhar um período da história do Brasil pelo sarcasmo, marca do Barão de Itararé.

Quem foi o Barão?

Barão de Itararé é considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro. Com os jornais A Manha e Almanhaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, ele nunca perdeu o seu humor.

O Barão foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCB) e foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro, em 1946. Ele teve o mandato cassado juntamente com a anulação do registro do PCB, em 1947, e declarou solenemente: “Eu saio da vida pública para entrar na privada”.

Para saber mais sobre a sua história, como indica o jornalista Ayrton Centeno, vale recorrer a livros como “Barão de Itararé- herói de três séculos, de Mouzar Benedito (Expressão Popular); “As duas vidas de Apparício Torelly”, de Cláudio Figueiredo (Record); “Barão de Itararé”, de Leandro Konder (Brasiliense); e “Barão de Itararé”, de Ernani Ssó (Tchê).

Saiba mais sobre a biografia do Barão aqui.

*Com informações Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”

Autor