MPE denuncia Jefferson e Cristiane Brasil por ataques a ministra do STF 

Promotora do Ministério Público Eleitoral aponta que insultos foram “premeditados, com menosprezo e discriminação à condição de mulher” e expuseram Carmen Lúcia

Fotos: Divulgação/Seap e José Cruz/Agência Brasil

Os ex-deputados bolsonaristas Roberto Jefferson e sua filha Cristiane Brasil, do PTB, foram denunciados por injúria pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em razão dos ataques de ambos à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia. 

A promotora eleitoral responsável pela denúncia, Annunziata Alves Iulianello, destacou que os insultos agridem a dignidade e o decoro e argumentou que os ataques foram “premeditados, com menosprezo e discriminação à condição de mulher”. A promotora acrescentou ainda que a ministra foi “exposta a milhares de pessoas” nas redes sociais.

O MPE decidiu, ainda, que neste caso não cabe o chamado acordo de transação penal, usado em infrações de menor potencial ofensivo, por considerar que ele seria “insuficiente para reparar os crimes”. 

Leia também: Cármen Lúcia é alvo de ataques de Roberto Jefferson

Em vídeo veiculado pelas redes sociais em outubro, Jefferson dizia-se “indignado” com decisão da ministra, que votou favoravelmente à punição da emissora Jovem Pan por veiculação de declarações falsas contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. 

Na sequência, o ex-deputado bolsonarista declarou que a magistrada “lembra mesmo aquelas prostitutas, aquelas vagabundas arrombadas”. O ex-deputado reiterou os insultos em audiência de custódia, quando “se desculpou” com as prostitutas pelo que ele classificou como “má comparação”.

Cristiane Brasil, por sua vez, republicou o vídeo, acompanhado de comentário agressivo no qual, entre outras coisas, chamava a ministra de “bruxa horrorosa”. 

Roberto Jefferson está preso desde 23 de outubro no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu (RJ) após atirar e lançar granadas contra agentes da Polícia Federal, deixando dois deles feridos. Os policiais foram atacados quando cumpriam mandado de prisão determinado pelo STF na casa do ex-deputado na cidade de Levy Gasparian (RJ). 

Leia também: Como Roberto Jefferson implodiu o PTB e virou o homem-bomba de Bolsonaro