Câmara convoca ministro do TCU explicar fala golpista

O presidente da Comissão do Trabalho, deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), irá contatar o gabinete do TCU para o agendamento da data

Augusto Nardes (Foto: José Cruz/Agência Senado)

A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) requerimento para que o ministro do Tribunal de Constas da União (TCU) Augusto Nardes explique a sua fala golpista em áudio vazado à imprensa. Mesmo tentando se explicar, parlamentares avaliaram que ele afrontou à democracia.

O presidente do colegiado, deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), irá contatar o gabinete do TCU para o agendamento da data.

No áudio, que foi enviado a amigos ligados ao agronegócio, o ministro disse que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas”, e que “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis”.

Leia mais: Ministro do TCU terá que se explicar ao Congresso

Nardes, que é muito próximo de Bolsonaro, disse ainda no grupo que sabia de mais informações. “Eu não posso falar muito. Sim, tenho muitas informações, queria passar para ti, para o teu time do agro, que eu conheço todos os líderes”, diz Nardes.

Na nota em questão, ele afirmou “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas” e lamentou a “interpretação” atribuída a sua fala golpista.

“Ninguém está acima da lei, nem ministros, nem parlamentares, nem ex-presidentes. A fala do ministro do TCU Augusto Nardes é gravíssima e inadmissível. Qualquer um que apoie, incite, ou sequer flerte, com atos antidemocráticos não passará impune. Aguardo a presença do ministro do TCU para que ele explique aos parlamentares, e ao povo brasileiro, essa afronta às liberdades democráticas”, disse a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), autora do requerimento.

Autor