Leci Brandão é homenageada na 20ª edição do Troféu Raça Negra

Premiação na Sala São Paulo homenageou 20 mulheres que contribuíram para a inclusão do negro no Brasil e no mundo, dentre elas a ex-presidenta Dilma Rousseff

A cantora Leci Brandão é uma das mulheres premiadas com o Troféu Raça Negra na edição de 2022 | Foto: divulgação/Prefeitura de Jundiaí

A Sala São Paulo, prédio histórico da região central da capital paulista, recebeu a 20ª edição do Troféu Raça Negra na noite desta segunda-feira (21). Criado para promover e valorizar personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, a edição de 2022 homenageou 20 mulheres.

Dentre elas, estão a cantora e deputada estadual, Leci Brandão, a ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões de literatura.

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi homenageada por, há dez anos, ter sancionado a Lei de Cotas que reserva vagas nas instituições federais de ensino superior para alunos de escola pública, negros, indígenas e pessoas de baixa renda. As ações afirmativas foram fortemente defendidas na cerimônia.  

Apresentado por Maria Gal e Manoel Soares, a premiação contou com apresentação musical das artistas Leci Brandão e Paula Lima, além de entregar troféus para MC Soffia, para a ex-jogadora de vôlei Fofão, para a atriz Aline Borges e para a presidente do Magalu, Luiza Trajano.

Para Leci, foi uma “felicidade e honra ser homenageada e poder estar ao lado de pessoas que admiro e respeito.”

Ainda receberam troféus a senadora Simone Tebet, a deputada federal Marina Silva e a ex-senadora Marta Suplicy.

Na história da premiação, nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila e Jair Rodrigues também já foram homenageados.

Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o evento é parte da Virada da Consciência 2022.

Conheça as homenageadas

Benedita da Silva (PT), ex-governadora do Rio de Janeiro

Dilma Rousseff, ex-presidente da República

Duda Ribeiro, sambista

Fofão, campeã olímpica de vôlei em Pequim 2008

Glaucimar Peticov, diretora do Bradesco

Graça Machel, ativista moçambicana

Inês Maria Coimbra, primeira negra a assumir a Procuradoria-Geral de São Paulo

Leci Brandão (PCdoB), cantora e deputada estadual

Luiza Trajano, empresária

MC Sofia, cantora e ativista

Neca Setubal, socióloga, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal e acionista do Itaú

Neilda Fabiano, idealizadora do Troféu Raça Negra

Patrícia Villela Marino, idealizadora da ONG Humanitas 360

Paulina Chiziane, escritora moçambicana

Sônia Silva, aluna da primeira turma da Universidade Zumbi dos Palmares

Sobre o Troféu Raça Negra

Foi lançado em 2000 durante as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A segunda edição ocorreu em 2004. A partir daí, passou a ser realizado anualmente, com o objetivo de reconhecer e enaltecer pessoas que contribuem em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade mais plural.

__
com informações de agências

Autor