Após dois anos, Flip volta às ruas de Paraty nesta quarta (23)

Festa Literária Internacional 2022 homenageará a autora maranhense Maria Firmina dos Reis, pioneira na literatura antiescravista no Brasil; confira a programação

Maria Firmina expressou através de sua obra o pensamento progressista e a militância por uma sociedade justa e antirracista | Imagem: Arte de Antonio Hauaji/ MultiRio sobre selo comemorativo da Academia Maranhense

A 20ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, começa na próxima quarta-feira (23), de forma presencial. Inspirada pelo desejo de ver o invisível, em 2022 a Flip homenageia a autora negra Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira.

Segundo a organização, “o legado da autora é o de uma insistente vigilância sobre os valores humanos, capaz de situar, no centro do debate contemporâneo, a educação e a imaginação, mas também a educação para a imaginação. Trata-se de visibilizar quem trabalha pela palavra e por um ambiente cultural e educacional mais acolhedor, seja nas margens ou nos centros econômicos do país.”

Autora do livro ‘Úrsula’, romance publicado em 1859 e que inaugura, no Brasil, com genialidade, a linhagem da literatura abolicionista, a maranhense foi escolhida, tanto pela relevância e qualidade de sua produção em diversos gêneros, como pelo fato de que por bastante tempo ela ficou à margem da história canônica da literatura brasileira. Maria Firmina inspira uma nova geração de autoras negras brasileiras, que buscam ter cada vez mais voz.

Leia também: José Carlos Ruy: A importância de Maria Firmina na literatura

Após dois anos de edições virtuais pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Flip 2022 começa às 20 horas de quarta (23) e termina no domingo (27) de maneira presencial.  Serão cinco dias de atividades que incluem mesas-redondas, apresentações musicais, oficinas, sessões de filmes, saraus e jogos. Há ainda programações paralelas, com estandes de editoras e autores, comercialização de livros e um evento chamado Flipinha (voltado para crianças).

Ainda está prevista a participação de autores como: Cida Pedrosa, Cidinha da Silva, Lenora de Barros, Lázaro Ramos, Geovani Martins, Cristhiano Aguiar, Ricardo Aleixo, Bernardo Carvalho e Luiz Maurício Azevedo.

Leia também: Flip volta a Paraty com lançamento de Araras Vermelhas, de Cida Pedrosa

Presenças internacionais

Entre as presenças internacionais figuram as argentinas Camila Sosa Villada e Cecilia Pavón; a cubana Teresa Cárdenas; as francesas Nastassja Martin e a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, Annie Ernaux; das norte-americanas Saidiya Hartman e Ladee Hubbard; da portuguesa Alice Neto e do chileno Benjamin Labatut.

Confira a programação completa aqui.

__
com informações de agências

Autor