Grupo de rap lendário ganha documentário na Netflix

“Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo” mostra a origem e a ascensão do mais influente grupo de rap nacional formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock

Longa mostra impacto político e social dos rappers e a influência da capital paulista para cena do hip hop dos anos 80

Estreou nesta quarta-feira (16) o documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, que conta a trajetória do grupo mais influente do rap nacional. Dirigido por Juliana Vicente, o longa da Netflix mostra a origem e a ascensão do grupo, formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock.

Exibido pela primeira vez no 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 31 de outubro, na Cinemateca Brasileira, o longa-metragem produzido pela Preta Portê, celebra os 34 anos de carreira do grupo. Por meio de imagens históricas e uma trilha sonora de muito sucesso, a produção traz entrevistas exclusivas, que reforçam o impacto e o legado dos músicos desde os primeiros shows nas ruas de São Paulo até os dias de hoje. Além disso, permite ao espectador conhecer um pouco mais da intimidade, dos costumes e da vida dos integrantes do grupo.

Com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC’s transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.

Em entrevista ao Estadão, a diretora Juliana Vicente explica que o projeto começou em 2015, com filmagens de entrevistas que, a princípio, seriam para um DVD sobre os 25 anos do grupo. Porém, desde 2012, a diretora já entendia a função que os Racionais exerciam socialmente, indo além da música. Naquele ano, Juliana gravou o clipe de Marighella, diretamente da ocupação de Mauá. “Para muita gente, Racionais é religião, é partido político e um pai para quem nunca teve, vai muito além da música”, explica.

São Paulo como personagem

O longa mostra, além do impacto político e social dos rappers, a influência da capital paulista em suas vidas. Os marcos territoriais, os bairros onde viviam e o deslocamento pela cidade ganham grande protagonismo no filme.

A cidade de São Paulo cumpre papel de personagem, sendo o berço de influência para os Racionais antes e durante sua ascensão. “Nós não tínhamos nada, então íamos nos alimentar das luzes e vitrines do centro. Era na São Bento o centro do hip hop dos anos 80″, explica Mano no documentário.

Ainda ao Estadão, Juliana conta que a questão territorial é muito importante para eles. “Ter conquistado a própria periferia é um grande marco. Esse deslocamento da periferia para o centro da cidade e tudo que você pode ver a partir dali, é inevitável você não ser atravessado. ‘Em São Paulo, Deus é uma nota de cem’”, diz ela citando trecho da música ‘Vida Loka’.

Juliana finaliza dizendo que intuito do documentário é que as pessoas continuem ouvindo Racionais porque quanto mais pessoas escutarem “mais teremos perspectiva de um mundo melhor”.

__
com informações de agências

Autor