Seleções favoritas, os craques e as ausências no Catar

A seleção brasileira, única a disputar todas as edições, chega como uma das favoritas.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Copa do Mundo de futebol masculino começa no próximo domingo (20). O jogo de abertura será entre os anfitriões do Catar contra o Equador. Enquanto algumas seleções já desembarcaram no país árabe, a seleção brasileira faz a preparação em Turim, Itália.

Detentora da marca de ser a única a participar de todas as 22 edições de Copa realizadas e também como única pentacampeã do torneio, a seleção canarinho chega, como sempre, como uma das favoritas ao título.

Outras seleções ‘favoritaças’ são as bicampeãs Argentina e França e a campeã Inglaterra – pelo menos de acordo com a opinião do craque argentino Lionel Messi.

Ainda figuram como principais concorrentes Portugal e Bélgica, que nunca venceram o torneiro, além da campeã Espanha e da tetracampeã Alemanha.

A única seleção que já venceu a Copa e não disputará dessa vez é a tetracampeã Itália.

Craques da Copa do Mundo

Embora muitas estrelas tenham ficado de fora, os principais craques estarão no Catar. Pela seleção brasileira, Neymar (PSG) junto com Vini Jr (Real Madrid) e Richarlyson (Tottenham) são os principais nomes.

Os melhores do mundo Messi (PSG), da Argentina, Cristiano Ronaldo (Manchester United), de Portugal, Luka Modric (Real Madrid), da Croácia e Robert Lewandowski (Barcelona), da Polônia, também estarão presentes.

Pela França estarão o último Bola de Ouro, Karim Benzema (Real Madrid), e o atacante Kylian Mbappé (PSG), eleito a revelação da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e considerado o jogador mais caro do mundo. Já pela Inglaterra, Harry Kane (Tottenham) se destaca. O atacante foi o artilheiro da última Copa com 6 gols.

O senegalês Sadio Mané (Bayern de Munique), o uruguaio Luis Suárez (Nacional-URU), o belga Kevin De Bruyne (Manchester City), o coreano Son Heung-min (Tottenham) e o alemão Thomas Müller (Bayern de Munique) são outros destaques que entrarão em campo pela Copa 2022.

Principais ausências no Catar

Na seleção brasileira a principal ausência é do meia Philippe Coutinho do Aston Villa, que não chegou a ser convocado por lesão. Já o atacante do Flamengo Gabigol não foi convocado por opção de Tite, o que gerou inconformismo em muitos torcedores.

Na Espanha a ausência é do zagueiro do PSG, Sérgio Ramos. O campeão do mundo em 2010 e multicampeão pelo Real Madrid não figurou na lista final de convocação. Além disso, “La Furia” também terá as ausências do goleiro De Gea (Manchester United) e Thiago Alcântara (Liverpool).

A seleção da França também acumula desfalques. O zagueiro Kimpembe (PSG), o volante Kanté (Chelsea) e meia Pogba (Juventus) são apenas alguns dos muitos desfalques. Os três foram campeões do mundo em 2018 pelos “Les Bleus”.

Pela Alemanha, assim como em 2014, Marco Reus ficará de fora da Copa por uma lesão.

Já outros craques não irão participar porque as suas seleções não se classificaram para o mundial. Entre eles estão: pelo Egito, Mohamed Salah (Liverpool); Noruega, Erling Haaland, (Manchester City); Argélia, Riyad Mahrez, (Manchester City); Suécia, Zlatan Ibrahimovic (Milan); Itália, Gianluigi Donnarumma (PSG).

Brasil na Copa do Catar

O Brasil está no grupo G da Copa com Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da seleção canarinho é contra a Sérvia, em uma quinta-feira (24/11), às 16 horas aqui no Brasil. Confira os dias e horários dos jogos da primeira fase:

  • Brasil x Sérvia (24/11, quinta-feira) 16h (horário de Brasília);
  • Brasil x Suíça (28/11, segunda-feira) 13h (horário de Brasília);
  • Camarões x Brasil (2/12, sexta-feira) 16h (horário de Brasília).

Veja abaixo todos os grupos da Copa:

Imagem: Reprodução Fifa

Próximas Copas

A próxima Copa de futebol masculino acontecerá na América do Norte, com sede nos EUA, Canadá e México. Será a primeira Copa com 48 equipes na disputa, ao contrário das 32 atuais.

No futebol feminino, a próxima Copa acontece na Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto de 2023. A última edição ocorreu na França, em 2019, e sagrou a seleção dos Estados Unidos campeã.