Lula reúne na COP27 com autoridades climáticas da China e dos EUA

Os encontros com as duas autoridades climáticas, que revelaram a retomada do protagonismo brasileiros na discussão do tema, foram reservados

(Fotos: Ricardo Stuckert)

No primeiro dia na COP27 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada no Egito, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve duas importantes reuniões nesta terça-feira (15). No hotel onde está hospedado, na cidade de Sharn el-Sheikh, ele se encontrou com o enviado dos Estados Unidos, John Kerry, e o da China Xie Zhenhua.

Os encontros com as duas autoridades climáticas, que revelaram a retomada do protagonismo brasileiros na discussão do tema, foram reservados. “Me reuni agora há pouco com John Kerry, dos EUA, e Xie Zhenhua, da China, que representam seus países, as duas maiores economias do mundo, no debate climático na COP27”, escreveu o presidente eleito no Twitter.

Leia mais: Lula deve assumir compromisso com desmatamento zero da Amazônia

Mais cedo, Kerry disse à BBC que aguardava a conversa com Lula para definir a futura ajuda dos EUA para ações de preservação na Amazônia e estava confiante de que o futuro presidente vai promover uma “guinada completa” na política ambiental do Brasil.

Questionado se vai injetar recursos no Fundo Amazônia, Kerry respondeu: “Vamos analisar… Obviamente eu quero ter a chance de conversar (com Lula), mas estou confiante de que ele vai promover uma completa guinada nas políticas”.

Autor