Lula deve assumir compromisso com desmatamento zero da Amazônia

“A Amazônia tem que deixar de ser um passivo e voltar a ser um ativo do Brasil nas relações internacionais”, defendeu Celso Amorim

Foto: Ricardo Stuckert

Ex-chanceler no governo Lula e ministro da Defesa no de Dilma Rousseff, Celso Amorim diz que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa assumir compromisso com o desmatamento zero da Amazônia na COP27 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

“Precisamos assumir compromissos, como o desmatamento zero, e cobrar mais participação dos países desenvolvidos na preservação da floresta”, defendeu Amorim ao O Globo. “A Amazônia tem que deixar de ser um passivo e voltar a ser um ativo do Brasil nas relações internacionais”, completou.

Ele defendeu que Lula convoque uma cúpula de países da região para discutir ações coordenadas. O presidente eleito deve propor que a COP30 aconteça no Brasil.

Leia mais: Governo Bolsonaro esconde dados do desmatamento antes da COP27

O discurso de Lula em Sharm el-Sheikh incluirá promessas sobre a proteção da Amazônia, a defesa dos povos indígenas e a redução das emissões de carbono.

Carta da Amazônia

Na quarta-feira (16), Lula participa, às 11 horas (horário local do Egito) do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.

Às 17h15 (hora local), Lula faz seu pronunciamento na COP27, na área da ONU (Blue Zone).

Na quinta-feira (17), às 10 horas (hora local), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e, às 15 horas (hora local), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Na sexta-feira (18), Lula segue para Portugal, onde tem encontro com autoridades portuguesas e de onde retornará, no fim de semana, para o Brasil.

Com informações do PT na Câmara dos Deputados

Autor