Xi Jinping e Joe Biden se encontram pela primeira vez

Reunião entre os dois líderes ocorreu nesta segunda-feira (14), às vésperas da cúpula do G20, em Bali, na Indonésia

A ilha de Bali, na Indonésia, foi o palco inusitado do primeiro encontro entre os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden. A reunião entre os dois líderes ocorreu nesta segunda-feira (14), às vésperas da cúpula do “Grupo dos 20” (G20), em Bali, na Indonésia.

Apesar da disposição chinesa ao diálogo, Biden – que tomou posse na Casa Branca em janeiro de 2021 – resistia a ter um encontro pessoal com Xi. Conforme recorda a Deutsche Welle, desde o início de seu governo, o presidente norte-americano “repetidamente criticou a China” por questões supostamente de direitos humanos.

Além disso, Biden já afirmou que ficaria ao lado de Taiwan em caso de uma “invasão chinesa”, numa ingerência inaceitável. Neste ano, a presidente da Casa dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi – que, como Biden, é do Partido Democrata –, fez uma visita provocativa a Taiwan, dando aparente apoio a ideias separatistas no território chinês.

A questão taiwanesa entrou na pauta do encontro entre Xi e Biden. Segundo o presidente chinês, Taiwan é “a primeira linha vermelha que não pode ser atravessada nas relações China-EUA”.

Porém, houve alguma convergência nas conversas sobre a guerra na Ucrânia. Um comunicado da presidência dos EUA informa que os dois países “reiteraram seu consenso de que uma guerra nuclear não deve ser nunca travada, e não tem como se ganhar”. Além disso, Xi e Biden teriam manifestado “oposição ao uso ou ameaça de uso de armas nucleares na Ucrânia”.

Após a reunião, Xi declarou que os dois governos devem traçar “o curso certo para a relação China-EUA”. Biden, por sua vez, afirmou que as duas nações “podem gerir suas diferenças, evitar que a concorrência se torne algo cada vez mais próximo do conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões globais urgentes”. A cúpula dos líderes do G20 ocorre nesta terça (15) e nesta quarta-feira (16).

Autor