TSE recebe com satisfação relatório militar que não apontou fraude nas urnas

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, destaca que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional e que as eleições tiveram total transparência na totalização de votos.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Defesa encaminhou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (9), o relatório produzido pelas Forças Armadas sobre o sistema eletrônico de votação nas eleições 2022.

No texto não é trazido nenhum elemento que aponte fraude no sistema eleitoral brasileiro. Também é identificado que os boletins de urnas impressos trazem os mesmos resultados que os dados disponibilizados pelo TSE.

O Tribunal, por meio do presidente Alexandre de Moraes, informou que “recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa”.

No relatório dos militares, são feitas algumas observações e sugestões quanto ao Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria para que fiquem isentos de um suposto “código malicioso”.

Quem assina o documento é o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

Confira aqui o documento.

TSE

Em nota assinada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, além de agradecer o recebimento do relatório e a satisfação com inexistência de fraudes, destaca o orgulho nacional quanto às urnas eletrônicas. Confira a íntegra da nota.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas.

O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos.

Alexandre de Moraes

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral