Transição da Saúde terá Humberto Costa, Padilha, Temporão e Chioro

Equipe formada por Lula é composta por médicos que foram ex-ministros da Saúde.

Fotos: Agência Brasil

O senador Humberto Costa (PT) anunciou na noite de terça-feira (8), em seu Twitter, que foi escolhido para compor a equipe de transição para a área da saúde indicada Lula (PT).

Costa foi o primeiro ministro da Saúde dos governos Lula e ficou no cargo entre 2003 e 2005.

Junto ao senador estarão outros ex-ministros da saúde: Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro. Os quatro são médicos de formação.

Leia também: Alckmin anuncia nomes da transição econômica e social do governo Lula

Temporão assumiu em 2007 e ficou até a transição para o governo Dilma Rousseff (PT).

O deputado federal reeleito Alexandre Padilha (PT) foi o primeiro ministro da saúde da presidenta, ficou de 2011 a 2014. O seu sucessor foi Artur Chioro, que ficou entre 2014 e 2015.

No seu tweet, Costa disse: “Recebi há pouco a informação da equipe de transição de que fui escolhido para integrar a coordenação temática da saúde. Gostaria de agradecer ao presidente Lula pelo convite e pela confiança”.

Ao anunciar os colegas, o senador disse que o médico David Uip também integraria o time. No entanto, Uip declinou o convite por motivos pessoais, preferindo permanecer em São Paulo no momento.

A equipe de transição realizará os seus trabalhos no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O infectologista foi secretário estadual de Saúde de São Paulo, entre 2013 e 2018, quando o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) era governador do estado.

Desafios

Entre os principais desafios do grupo está o de recompor o orçamento do Ministério da Saúde para 2023. Como denunciado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o orçamento da pasta proposto pela dupla Bolsonaro/Guedes será de R$ 149,9 bilhões. Isso representa um corte de R$ 22,7 bilhões em comparação com este ano.

Outra situação que deve ser resolvida é a de falta de recursos para o programa Farmácia Popular e também quanto à cobertura vacinal, que caiu no governo Bolsonaro e trouxe a volta de doenças como a Poliomielite.

O governo Lula já deve começar o ano com um mutirão nacional para recuperar a cobertura vacinal.