Eleições EUA: Democratas impedem avalanche Republicana esperada por Trump

Apuração da disputa segue para ver qual partido terá maioria no Senado; na Câmara, Republicanos devem obter maioria, mas resultado é abaixo do esperado.

Fotos: Redes Sociais Joe Biden / Donald Trump

A apuração das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos continua nesta quarta-feira (9). Com o resultado do Senado como principal foco neste momento, o que se sabe é que será preciso aguardar mais um pouco, pois a disputa para senador no estado da Geórgia terá 2º turno e acontecerá em dezembro.

Com os resultados de Nevada e Arizona ainda em apuração, dependendo do que acontecer, efetivamente será necessário esperar o resultado em Geórgia para saber se Democratas ou Republicanos terão maioria no Senado.

Ter o controle da casa é fundamental para os Democratas, partido do presidente Joe Biden. Isso porque os Republicanos ficarão com a maioria da Câmara dos Representantes, equivalente a Câmara de Deputados.

Leia também: Eleições nos EUA definem composição do Congresso e avaliam Biden

A derrota nas duas casas pode dificultar ainda mais a governabilidade do presidente Joe Biden.

No entanto, apesar da disputa acirrada, os Republicanos estão apreensivos, pois esperavam uma acachapante vitória no Congresso, fato que não se concretizou com o resultado menor do que o esperado na Câmara e ainda em aberto no Senado.

Isso significou uma derrota para o ex-presidente Republicano Donald Trump. O magnata esperava anunciar uma vitória estrondosa já nesta quarta-feira, com posterior lançamento de sua candidatura à presidência em 2024 – agora esse momento pode ser adiado.

Senado

Cerca de um terço dos assentos do Senado entrou em disputa. Das 100 vagas, 35 senadores serão eleitos. Os mandatos têm duração de 6 anos e a cada dois uma parte é renovada.

Até o momento, segundo o jornal The Washington Post, com dados da agência Associated Press, a disputa está em 48×48.

O governo Biden teve o Senado dividido em 50×50 nos dois primeiros anos. Porém, nos EUA a vice-presidência ocupara o cargo de presidente da casa, portanto acaba funcionando como um voto de minerva para o partido do presidente.

O primeiro desempate decidido pela vice-presidente Kamala Harris foi a aprovação de um pacote de US$ 1,9 trilhão para o combate à pandemia de covid-19.

Câmara

Na Câmara todas as 435 cadeiras estão em disputa. Os mandatos têm duração de dois anos e para se ter a maioria é necessário obter 218 cadeiras.

Conforme a Associated Press, até o momento são 176 assentos Democratas contra 204 Republicanos. Ainda que se tenha uma margem, o resultado é considerado uma derrota visto que é comum nas eleições de meio de mandato que o partido opositor ao governo (geralmente com maior base) fique com a maioria da Câmara ao virar 40, 50 ou até mesmo mais de 60 cadeiras – situação que parece que irá ficar em duas dezenas.

*Com informações de agências de notícias