ONU condena bloqueio a Cuba pela 30ª vez

EUA e Israel votaram contra. Brasil e Ucrânia se abstiveram

Foram 185 votos a favor da resolução condenando o bloqueio promovido pelo governo estadunidense contra Cuba, com apenas 2 votos contrários, EUA e Israel, e duas abstenções, vindas de nações com governos de extrema-direita e características neofascistas: Ucrânia e Brasil.

A resolução A/77/L.5, intitulada “Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba” foi aprovada nesta quinta-feira (3) durante votação no 77º período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas.  Desde 1992 Cuba submete uma proposta de resolução sobre o bloqueio à apreciação da ONU, sempre aprovada. Em 2020 não houve AGNU por conta da pandemia e, portanto, em 2022 é a 30º vez consecutiva em que a proposta de resolução, que considera ilegal o bloqueio, é apresentada e aprovada.

Para se ter uma ideia do tamanho da vitória de Cuba e do isolamento do promotor do bloqueio, no dia 2 de março os EUA empenharam todo seu capital político para que houvesse, na ONU, uma rotunda condenação à Operação Militar Especial da Rússia. Pois Cuba, que não tem um centésimo do poder econômico, militar e diplomático dos EUA, utilizando apenas os argumentos do direito internacional e o imenso prestígio moral da revolução cubana, conquistou na votação desta quinta-feira, 44 votos a mais dos que os ianques alcançaram na votação de março contra a Rússia.

Bloqueio é uma pandemia permanente, um furacão constante

O Ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, na apresentação do projeto de resolução, comparou os efeitos do bloqueio ao de um furacão permanente: “Três décadas se passaram desde que esta Assembleia começou a exigir, todos os anos, a cessação dessa política, tipificada como um ato de genocídio e que tem o efeito ‘de uma pandemia permanente, de um furacão constante’ e é universalmente rejeitada (…) Não atribuímos ao bloqueio todas as dificuldades que nosso país enfrenta hoje, mas faltaria com a verdade quem negasse seus efeitos gravíssimos e não reconhecesse que ele é a principal causa das privações, penúrias e sofrimentos das famílias cubanas” (leia, ao final, a íntegra da intervenção do chanceler cubano).

Já o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Diáz Cañel, declarou, depois da vitória, que o país expôs, diante da AGNU, a brutalidade do bloqueio: “Nossa verdade pode soar dura, mas o bloqueio é incomensuravelmente mais duro. É brutal”, declarou.

No próximo ano, caso o bloqueio persista (afinal, temos sempre que manter a esperança em seu fim), o placar a favor de Cuba será ainda maior, pois o Brasil estará livre do governo de extrema-direita e poderá voltar a sua tradição diplomática consolidada de reconhecer a ilegalidade do bloqueio e a Venezuela certamente estará presente, pois um atraso na chegada da delegação venezuelana fez a nação amiga de Cuba se ausentar da votação deste ano.

Íntegra do Discurso do Chanceler Cubano

Discurso do Ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, na apresentação do projeto de Resolução A/77/L.5, intitulado “Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”, em 3 de novembro de 2022.

Expresso nossa sincera solidariedade à nação caribenha irmã de Belize, que hoje sofre a devastação de um poderoso furacão.

Senhor Presidente:

Distintos Representantes Permanentes:

Delegados ilustres:

Mais de 80% da população cubana atual nasceu sob o bloqueio.

Três décadas se passaram desde que esta Assembleia começou a exigir, todos os anos, a cessação dessa política, tipificada como um ato de genocídio e que tem o efeito “de uma pandemia permanente, de um furacão constante” e é universalmente rejeitada.

É um ato deliberado de guerra econômica com o objetivo de impedir a receita financeira do país, destruindo a capacidade do governo de atender às necessidades da população, causando o colapso da economia e criando uma situação de ingovernabilidade. Como o secretário de Estado adjunto Mallory propôs em 1960, busca “provocar decepção e desânimo…, reduzir salários…, causar fome, desespero e a derrubada do governo”.

Desde 2019, o governo dos Estados Unidos aumentou a barreira contra nosso país a uma dimensão extrema, mais cruel e desumana, para infligir deliberadamente o maior dano possível às famílias cubanas.

Nos primeiros 14 meses do presidente Joseph Biden, os prejuízos causados ​​pelo bloqueio chegaram a 6.364 bilhões de dólares, mais de 15 milhões por dia.

Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, eles estabeleceram um recorde, por apenas sete meses, de US$ 3,806 bilhões. Na ausência do bloqueio, nesse período nosso PIB poderia ter crescido 4,5%.

Os prejuízos acumulados em mais de 60 anos, chegam a 154.217 bilhões de dólares, a preços correntes; e, pelo valor do ouro, somam 1 trilhão 391.111 bilhões. Como seria Cuba hoje, se tivesse esses recursos? O que mais poderíamos ter feito? Como seria nossa economia?

É impossível quantificar a angústia gerada pelos apagões e a instabilidade do serviço elétrico, desabastecimento e longas filas para aquisição de necessidades básicas, devido aos entraves aos projetos de vida das famílias e, principalmente, dos jovens.

O bloqueio também cria as condições que favorecem a migração irregular, desordenada e insegura; a dolorosa separação das famílias; custa a vida de homens e mulheres cubanos; e contribui para o crime organizado transnacional e o tráfico de seres humanos.  

Senhor Presidente:

Durante a pandemia de covid-19, o governo dos EUA aplicou isenções humanitárias temporárias a países que foram vítimas de suas medidas coercitivas unilaterais e outras sanções.

Por que os cubanos foram excluídos dessa ajuda humanitária temporária?

Pior ainda, enquanto a Covid ceifava milhões de vidas no planeta e enchia de dor meu país, o bloqueio se intensificava e gerava dificuldades e atrasos para a chegada de suprimentos e equipamentos médicos essenciais para enfrentá-la, em particular, para a industrialização das vacinas cubanas. Até mesmo a aquisição de oxigênio medicinal em países terceiros foi prejudicada.  

Quando o bloqueio impediu o fornecimento de ventiladores pulmonares, Cuba desenvolveu sua produção nacional com protótipos próprios.

Como explicar que um pequeno país como Cuba conseguiu derrotar a Covid-19 com seus próprios recursos e vacinas?

No pior momento da pandemia e apesar dos nossos recursos limitados, colaboramos enviando 58 brigadas médicas para 42 países e territórios, juntando-nos aos mais de 28.000 dos nossos profissionais de saúde que na altura prestavam serviços em 59 nações.

Mas o bloqueio afeta a produção nacional de antibióticos, analgésicos, hipotensores, tratamentos de câncer e doenças cardíacas e outros medicamentos essenciais, que antes não faltavam em tal escala em nossos hospitais e farmácias.

Meninas e meninos cubanos com problemas de retina e glaucoma não podem contar com o sistema de laser da empresa norte-americana IRIDEX CORPORATION em seus tratamentos. Casos que evoluam para formas mais graves correm o risco de ficarem cegos.

Nossos filhos também não podem usar as válvulas cardíacas biológicas fabricadas nos Estados Unidos.

Ao nascer, bebês de baixo peso têm que passar por cirurgia de tórax aberto, pois não há cateteres de baixo calibre, comercializados por empresas norte-americanas como a BOSTON SCIENTIFIC.

O governo dos Estados Unidos não tem como justificar, em hipótese alguma, uma política que priva crianças cubanas com câncer de receber o tratamento quimioterápico ideal.

A façanha de salvar e preservar a vida em meio a circunstâncias tão difíceis só pode ser explicada a partir do esforço governamental e coletivo de nosso povo, ao longo de décadas, para construir um sistema de ciência e saúde robusto, de profunda natureza humanística e de alta qualidade, acessível a todos os homens e mulheres cubanos, sem nenhum custo.

Senhor Presidente:

O bloqueio também exacerbou as limitações financeiras e o acesso ao crédito para investir, reparar e manter as termelétricas do país e os fornecedores aumentaram consideravelmente os preços, alegando o risco de realizar operações com Cuba.

Após 26 anos de trabalho ininterrupto, o grupo alemão Continental Reifen Deutschland GmbH decidiu cortar relações com a União Petrolífera de Cuba (CUPET).

O fornecedor francês CNIM informou que não poderia continuar fornecendo peças sobressalentes para a Usina Termelétrica Antonio Guiteras, por não poder se vincular a um país sujeito a sanções.

A perseguição de transações financeiras, comerciais e de investimento relacionadas ao nosso país também é incessante e obsessiva.

Somente entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, foram registradas 642 ações diretas de bancos estrangeiros contra o sistema bancário cubano.

No ano passado, um grupo considerável de bancos de terceiros países recusou-se a processar pagamentos a fornecedores da empresa cubana ALIMPORT, importadora de alimentos.

Sob licenças sujeitas a restrições impostas por lei, Cuba pode adquirir produtos agrícolas limitados comercialmente neste país, mas é obrigado a pagar antecipadamente e sem acesso ao crédito, o que também é extremamente difícil quando, ao mesmo tempo, dificulta nossas fontes de arrecadação.

Nessas circunstâncias de assédio financeiro, os esforços de nosso governo para garantir a cesta de alimentos regulamentares da família são incalculáveis.

Os empresários cubanos são frequentemente impedidos de usar plataformas de pagamento e comércio eletrônico.

Em várias latitudes, nossos nacionais são até impedidos de abrir contas bancárias pessoais, apenas por causa de sua condição de cubanos.

A perseguição financeira foi ainda reforçada pela inclusão arbitrária e fraudulenta de nosso país na lista unilateral do Departamento de Estado de supostos países patrocinadores do terrorismo, o que aumenta exponencialmente o chamado Risco País e nos obriga a pagar por qualquer mercadoria até o dobro do seu preço no mercado internacional.

Tal ação é inadmissível contra uma nação vítima do terrorismo, que ainda hoje sofre a instigação da violência e atos terroristas a partir do território dos EUA; e cuja conduta de firme rejeição e perseguição de qualquer forma ou manifestação de terrorismo é irrepreensível e reconhecida.

Foi uma medida letal imposta pelo governo republicano anterior, apenas 9 dias depois de deixar a Casa Branca. O atual presidente poderia corrigi-lo com apenas uma assinatura. Seria moralmente correto e ligado à Lei.

Senhor Presidente:

O impacto extraterritorial do bloqueio também prejudica a soberania dos países que você representa; viola suas leis nacionais, submete-os às decisões dos tribunais estadunidenses sob o Título III da Lei Helms-Burton, pune seus empresários e impede que navios de terceiros que atracam em Cuba acessem seus portos.

Também proíbe as subsidiárias de empresas norte-americanas em terceiros países de negociar com Cuba; impede a exportação para Cuba de artigos produzidos em qualquer país, quando tenham 10% ou mais de componentes norte-americanos; e exclui os produtos fabricados em terceiros países, se contiverem matérias-primas cubanas.

Quem poderia afirmar sem mentir que os Estados Unidos são sócios comerciais de Cuba?

Não atribuímos ao bloqueio todas as dificuldades que nosso país enfrenta hoje; mas faltaria com a verdade quem negasse seus efeitos gravíssimos e não reconhecesse que ele é a principal causa das privações, penúrias e sofrimentos das famílias cubanas. 

Senhor Presidente:

Os Estados Unidos controlam os meios de comunicação mais poderosos e as plataformas de tecnologia digital hegemônicas e os utilizam em uma campanha de comunicação virulenta de desinformação e descrédito contra Cuba.

Recorre aos mais diversos métodos de guerra não convencional e coloca nossas crianças, jovens e artistas no alvo do bombardeio político e midiático.

O governo dos EUA destina milhões de dólares, dezenas de milhões de dólares do orçamento federal e fundos secretos e recruta instituições governamentais e empresas privadas para financiar operadores políticos que realizam campanhas de desinformação, ódio e desestabilização nas redes digitais contra Cuba.

Em 24 de outubro, as transnacionais americanas Twitter e Meta (Facebook), que agora têm entre seus principais diretores o ex-gerente de campanha de um senador republicano anticubano; implantaram simultaneamente ações de censura contra a mídia pública e usuários cubanos. Eles rotularam publicações que viram seu alcance nas redes limitado e eliminaram relatos críticos das operações desestabilizadoras contra nosso país. Foi uma ação seletiva e coordenada que viola o direito de livre expressão dos cubanos e que expressa a subordinação dessas empresas ao arbítrio dos políticos estadunidenses.

Senhor Presidente:

O presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez afirmou em 22 de julho, no encerramento do Nono Período Ordinário de Sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular em sua IX Legislatura, e cito: “A trajetória de Cuba no desenvolvimento de suas relações exteriores demonstra que a promoção da paz, cooperação e solidariedade são características definidoras da nossa projeção internacional. Mostramos isso em nossa região da América Latina e Caribe, e também em outras latitudes”. Fim da cotação.

O atual governo dos EUA não tem uma política própria em relação a Cuba. Atua por inércia e continua a política desumana de “pressão máxima” estabelecida durante a Presidência de Donald Trump.

Nos últimos meses, ele tomou medidas para ajustar algumas das restrições irracionais aos voos dos EUA para Cuba, o envio de remessas e os procedimentos consulares.

São ações positivas, mas muito limitadas em seu alcance e aplicação. Eles não modificam, de forma alguma, a política ou medidas econômicas, comerciais ou financeiras.

O bloqueio extremamente apertado continua sendo o elemento central que define a política dos Estados Unidos em relação a Cuba.

O governo cubano está disposto a avançar para um melhor entendimento com o dos Estados Unidos e desenvolver relações civilizadas e cooperativas, baseadas no respeito mútuo e sem comprometer nossa soberania.

Reitero o apelo feito pelo general do Exército Raúl Castro Ruz, em 2017, ao governo dos Estados Unidos, para remover e cito “os obstáculos que impedem ou restringem os laços entre nossos povos, famílias e cidadãos de ambos os países. Devemos aprender a arte de conviver civilizadamente, com nossas diferenças”, concluiu.

Mesmo em meio às limitações desumanas que nos são impostas pelo bloqueio, Cuba jamais renunciará ao seu sistema socialista de justiça social, confirmado em um Referendo Constitucional livre e universal em 2019.

Defenderemos sempre o pleno exercício de todos os direitos humanos por todos os nossos cidadãos.

Jamais aceitaremos as tentativas de impor pretensos paradigmas de democracia ou outra cultura alheia à cubana.

Com a mesma energia com que defendemos o direito inalienável de cada país de decidir seu sistema político, econômico e social, exigimos respeito ao nosso.

Fiel ao legado do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz, em Cuba sempre haverá e cito: um “governo do povo, para todo o povo” e “uma revolução dos humildes, com os humildes e para os humildes”. “

O exemplo mais recente do exercício da democracia real, participativa e inclusiva em nosso país serve como evidência inegável.

Em referendo popular, o povo cubano votou a favor de um novo Código de Família moderno e progressista, um dos mais avançados do mundo, prova irrefutável da vocação de ouvir todos os cubanos e cubanas, sem qualquer tipo de discriminação. 

Nosso país não para de se renovar, baseado no princípio de “mudar tudo o que precisa ser mudado”, na construção de uma Nação soberana, independente, socialista, democrática, próspera e sustentável; no desenvolvimento do nosso “Estado socialista, de direito e justiça social, democrático, independente e soberano“.

Defendemos o aumento da participação de nossos jovens e de todos os cidadãos nos processos políticos, econômicos, sociais e culturais da nação.

Avançamos na descentralização da economia e no fortalecimento da empresa estatal socialista; foram criadas milhares de pequenas e médias empresas privadas e estatais; a ciência, a tecnologia e a inovação, a informatização da sociedade e a comunicação social são promovidas como pilares da gestão governamental; maiores oportunidades são oferecidas ao investimento estrangeiro, dentro de nossa política de desenvolvimento.

Cuba se renova o tempo todo. O que permanece imóvel, ancorado no passado e isolado, é o bloqueio.

Valorizamos muito o apoio de numerosos governos, personalidades, movimentos de solidariedade, organizações políticas, sociais e populares de todo o mundo, diante da injustiça cometida contra Cuba.

Senhor Presidente:

Agradecemos profundamente o compromisso e as expressões dos cubanos e descendentes de cubanos em todas as latitudes, inclusive nos Estados Unidos, cujas vozes se erguem em defesa dos direitos soberanos de Cuba e na rejeição da aplicação desta política.

Agradecemos também a todos aqueles que manifestaram seu apoio ao nosso país na difícil situação de recuperação dos graves danos deixados pelo furacão “Ian” nas províncias ocidentais em setembro passado.

Centenas de milhares de nossos compatriotas sofreram seu impacto. 119.048 casas foram danificadas, grandes áreas de cultivo foram destruídas e graves danos foram registrados na infraestrutura elétrica e de comunicações, entre outros prejuízos.

Continuaremos a aceitar com gratidão o auxílio emergencial que é oferecido, sem condições, ao nosso povo.

Agradecemos os nobres esforços humanitários das organizações, movimentos e grupos americanos; de parlamentares e personalidades, do movimento de solidariedade e organizações da sociedade civil, que, dada a magnitude das consequências do furacão, pediram ao governo do presidente Joseph Biden que suspendesse temporariamente as medidas coercitivas unilaterais contra nosso país, autorizasse o processamento de doações de bancos norte-americanos e a compra de materiais para reconstruir as áreas afetadas.

Senhor Presidente:

Distintos Representantes Permanentes:

Delegados ilustres:

Milhões de cubanos estão assistindo agora o que está acontecendo nesta sala. Ouviram as vossas intervenções e estão atentos aos vossos votos.

Em vosso nome, devo agradecer as declarações de rejeição do bloqueio feitas por dezenas de Chefes de Estado e de Governo e outros Dignitários, no debate geral deste período de sessões e também pelos oradores nas sessões de ontem e esta manhã.

Ao votar em breve, você não estará apenas decidindo sobre um assunto de interesse vital para Cuba e para os cubanos.

Você também votará a favor da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional. Estarão se manifestando em apoio à razão e à justiça.

Deixe Cuba viver em paz!

Cuba estaria melhor sem um bloqueio!

Toda família cubana viveria melhor sem o bloqueio!

Os americanos estariam melhor sem o bloqueio a Cuba!

Os Estados Unidos seriam um país melhor sem o bloqueio contra Cuba!

O mundo seria melhor sem o bloqueio!

Peço respeitosamente que votem a favor do projeto de resolução A/77/L.5, intitulado “Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”. Faço-o em nome do bravo, nobre e digno povo de Cuba, que apesar das adversidades não foi e não será derrotado; em nome de nossas meninas, meninos e jovens, que se opõem a políticas odiosas, mas sofrem seus efeitos cruéis; em nome das gerações de homens e mulheres cubanos que nasceram e que nascerão sob o mais cruel e prolongado sistema de medidas coercitivas que já foi aplicado contra qualquer país e que deve ser abolido para o bem de todos.

Muito obrigado.

Autor