Jogadores celebram vitória de Lula; bolsonaristas como Neymar se calam

Uma das manifestações mais surpreendentes foi a do Corinthians, time de coração presidente eleito, que usou suas redes para congratulá-lo

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial do último domingo (30) foi celebrada no mundo do futebol. Apesar do alarde em torno da adesão de jogadores como Neymar ao bolsonarismo, não faltaram eleitores lulistas entre os boleiros.

Uma das manifestações mais surpreendentes foi a do Corinthians, o time de coração do ex-presidente. Ainda na noite de domingo, o clube paulista usou suas redes sociais para congratular o petista. “Parabéns ao presidente eleito @LulaOficial pela vitória e a todos os brasileiros por esta eleição, uma verdadeira festa da democracia, terminada em clima de paz, que é o que mais precisamos”, tuitou o Corinthians.

Um caso inusitado foi o do Flamengo. Ao chegar no domingo ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, um dia após conquistar o tricampeonato da Libertadores da América, a delegação rubro-negra foi recepcionada por Bolsonaro. A diretoria do clube, abertamente bolsonarista, liberou os atletas para escolherem se queriam ou não queriam posar ao lado do presidente e candidato à reeleição na pista do aeroporto.

Para decepção de Bolsonaro, Gabriel Barbosa, o Gabigol, herói do título flamenguista, recusou-se a cumprimentá-lo. Enquanto alguns atletas se entregaram à tietagem, o artilheiro permaneceu distante para não aparecer em nenhuma foto com o presidente. No mesmo dia, Dhiovanna Barbosa, irmã do craque e eleitora de Lula, tuitou: “Não gosto de espalhar raiva/ódio mas é impossível não sentir raiva de Bolsonaro”.

Segundo o jornal O Globo, dois jogadores do Flamengo, Everton Ribeiro e David Luiz, nem sequer se dirigiram ao local onde estava Bolsonaro. Dentro do clube, eles são apontados como apoiadores do ex-presidente. “Ambos, como a maioria, se mantiveram neutros durante o período eleitoral. Apenas a mulher de Everton Ribeiro postou imagens do casal na chegada ao Rio se preparando para votar e com o horário, 10h03, levando fãs a juntarem os números 1 e 3 e formarem o 13 do candidato petista.”

Com a eleição de Lula confirmada, na noite de domingo, Neymar, do Paris Saint Germain, se calou. Felipe Melo, do Fluminense, lamentou a derrota de Bolsonaro com palavras religiosas. Já quem votou em Lula festejou.

Vários atletas saudaram nas redes o presidente eleito. Foi o caso de Paulinho (Bayer Leverkusen), Nonato (Ludogorets), Caio Paulista e Pedro Rangel (Fluminense), Tiqiuinho (Botafogo) e Artur (Red Bull Bragantino). Entre os craques aposentados, Casagrande (Corinthians), Juninho Pernambucano (Vasco) e Elias (Corinthians) comemoraram o resultado das eleições 2022.

Autor