Paulo Dantas se reelege em Alagoas com apoio de Lula

Governador de Alagoas venceu, mesmo depois da tentativa do bolsonarismo de afastá-lo do governo.

O governador Paulo Dantas (MDB), entre o ex-presidente Lula e o ex-governador Renan Filho

Com 99,26% das urnas apuradas, Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador de Alagoas no segundo turno das eleições deste domingo (30). Dantas obteve 828.842 votos válidos, representando 52,48% e Rodrigo Cunha (União Brasil) com obteve 750.508 dos votos válidos, totalizando 47,52%.

Bolsonaro não declarou apoio a nenhum dos candidatos no estado. O candidato a governador de Lula no segundo turno de Alagoas foi Dantas, que liderou com folga a disputa. 

Dantas foi eleito governador de Alagoas, na eleição indireta que ocorreu no mês de maio, na Assembleia Legislativa de Alagoas, com 21 votos de 25 dos deputados estaduais presentes.

Na época, Dantas era deputado estadual, segundo-secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo e líder do Bloco da Maioria. Também foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante do Poder Legislativo.

O governador venceu após ser afastado do cargo num disputa judicial. Ele voltou ao cargo após decisões proferidas, na segunda-feira (24 de outubro), o que representou uma derrota para o grupo formado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), principal aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O afastamento do governador Paulo Dantas do cargo em plena campanha pela reeleição foi visto como uma tentativa de interferência no rumo das eleições, sendo que o primeiro turno foi vencido por Dantas que teve 46,64% dos votos contra 26,79% de Rodrigo Cunha.

Leia também: Favorito à reeleição, Paulo Dantas reassume governo de Alagoas

Para vice-governador, Ronaldo Lessa (PDT) foi o nome escolhido.

Quem é Paulo Dantas?

Natural de Maceió, Paulo Dantas é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Cesmac. Produtor rural, foi eleito prefeito do município de Batalha por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Eleito deputado estadual nas eleições de 2018, quando obteve 38.397 votos.

Paulo Dantas é filho de Luiz Dantas, que foi secretário de Estado, deputado federal e estadual, tendo assumido a Presidência do Poder Legislativo alagoano. 

Autor