Carla Zambelli pode ter mandato cassado por quebra de decoro parlamentar 

Neste sábado (29), na capital paulista, a bolsonarista foi filmada apontando arma para um homem negro desarmado

(Foto: Reprodução do YouTube)

Deputados da oposição já protocolaram na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados o pedido de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. Neste sábado (29), na capital paulista, a bolsonarista foi filmada apontando arma para um homem negro desarmado.

“Hoje eu saí para um chá de bebê de um amigo e vi arma apontada para minha cabeça por divergência política. Peço proteção”, disse o jornalista Luan Araújo ao deixar a delegacia.

A representação do PT e Rede solicita à Mesa da Câmara o seu envio imediato ao Conselho de Ética da Casa, cita que a conduta de Zambelli merece “reprimenda célere e adequada” a fim de evitar “que novos abusos ocorram, sobretudo com a chegada de novos deputados na nova legislatura”.

Na ação, não estão descartados outros crimes praticados pela parlamentar como violência política, racismo e tentativa de homicídio.

Leia mais: Violência política é parte da estratégica do medo usada pelo bolsonarismo

“Em hipótese alguma uma congressista pode agir dessa forma. Isso não é representação política, é representação do ódio, da violência, do crime”, disse o líder da Rede e da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (AP).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), diz que a ‘presepada’ da deputada bolsonarista, teve por objetivo afastar o povo das urnas, impor o silêncio. “Não vamos aceitar. Como justificar que uma desavença seja suficiente para que ela saque a arma e ameace a vida de um homem? Polícia, pra que polícia? Cobraremos investigação”, disse a deputada.

Deputada Alice Portugal (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara dos Deputados)

“A que ponto chegamos! Uma deputada saca arma no meio da rua e segue uma pessoa pra resolver conflito político? Por que ela estava armada? Quem lhe deu essa permissão? É a turma de Bolsonaro, Roberto Jeferson e cia. Terá de responder ao Conselho  de Ética da Câmara. Sem vitimismo e mimimi”, criticou a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

A líder do PSOL, Sâmia Bomfim (SP), avisou que o partido também vai ingressar com pedido de cassação do mandato de Carla Zambelli. “Sua ação criminosa poderia ter causado uma enorme tragédia. Não nos intimidarão. Seguimos sem medo e vamos derrotar esses assassinos”, afirmou.

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) também anunciou ação: “ESTOU ENTRANDO COM PEDIDO DE CASSAÇÃO CONTRA CARLA ZAMBELLI. Não vamos admitir que os bolsonaristas ameacem a MÃO ARMADA nossos eleitores, nossa eleição, nossa democracia. Responderemos nas urnas, no conselho de ética e na justiça”.

O deputado André Janones (Avante-MG) avalia a situação como tensa, haja vista que não está descartada a prisão de Zambelli. “Clima tenso…Zambelli avisa que votará armada e sinaliza que não irá se entregar. Temor é que ela repita as ações de Jefferson e atente contra a polícia. Bolsonaro tenta se distanciar da principal coordenadora de sua campanha, declarando que ela é ‘apenas uma deputada”, postou Janones.

Autor