Caminhada da Vitória lota Paulista e encerra campanha de Lula  

Lula, Haddad e Alckmin participaram do ato, aberto com motociata de entregadores. Evento reuniu milhares de pessoas que caminharam do Masp até o centro

Foto: Ricardo Stuckert

Um verdadeiro mar de gente tomou a Avenida Paulista na tarde deste sábado (19) em ato com milhares de pessoas que encerrou a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República e de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. 

O mega-evento, chamado de “Caminhada da Vitória”, contou com a presença dos candidatos, além do vice de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), a ex-ministra Marina Silva (Rede), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), as esposas de Lula, Janja, e de Haddad, Ana Estela. O grupo fez o percurso sobre um carro de som, cumprimentando os participantes. 

Foto: Ricardo Stuckert

Como uma espécie de abre-alas do ato, uma motociata de trabalhadores, com centenas de motoboys e entregadores, percorreu a avenida munida de bandeiras em apoio ao ex-presidente. Ao longo do percurso, jingles e músicas embalaram o público, que respondia com palavras de ordem em apoio ao presidente. 

Leia também: Lula quer retomar civilidade nas relações internacionais

A caminhada partiu do Masp, onde aconteceu a concentração, percorreu a Paulista e a Consolação e terminou no centro.

Foto: Ricardo Stuckert

Pouco antes de participar da caminhada, Lula concedeu coletiva de imprensa, com a presença do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, na qual declarou: “Nós vamos fazer este país voltar à normalidade. Nós vamos tentar reconstruir tudo aquilo que tínhamos feito”. 

Leia também: Pesquisas mostram Lula à frente de Bolsonaro a um dia da eleição

Foto: Ricardo Stuckert

No último dia antes do segundo turno, pesquisas Ipec e Datafolha mostraram que Lula se mantém na dianteira. De acordo com o Ipec, Lula tem 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Nos votos totais, a vantagem do ex-presidente é de sete pontos – 50% a 43%. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Foto: Ricardo Stuckert

Já no Datafolha, a diferença entre os dois candidatos é de quatro pontos percentuais. No caso dos votos válidos, os percentuais são, respectivamente, de 52% a 48%. Nos votos totais, os índices são de 49% e 45%. Há 4% de brancos e nulos, além de 2% de indecisos.

Foto: Ricardo Stuckert