População terá ônibus gratuito em todas as capitais para votar domingo (30)

Após decisão do STF, todas as capitais e o Distrito Federal irão oferecer transporte público sem tarifa neste 2º turno para que a população possa votar.

Rovena Rosa/Agência Brasil

Contra a abstenção que foi 20,9% abstenção 1º turno das eleições, o que corresponde a cerca de 32 milhões de eleitores, todas as capitais e o Distrito Federal terão gratuidade na tarifa (ao menos em um trajeto, com em Rio Branco) de ônibus para o 2º turno das eleições, que acontece no próximo domingo (30).

Além das capitais, diversas cidades em todo o Brasil também irão oferecer transporte público gratuito. A decisão ocorre após cobranças de parlamentares pela garantia de cumprimento da Constituição quanto ao direito ao voto. A adesão de grande parte dos prefeitos ocorreu em decorrência da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, referendada pela maioria da Corte, que isentou prefeitos e governadores do risco de responderem por improbidade pela oferta de transporte com passe livre.

A gratuidade no transporte é fundamental para garantia de que pessoas de baixa renda possam votar e a abstenção que ocorreu no 1º turno seja reduzida.

Apesar de estar atrás nas pesquisas e precisar de votos de indecisos e de eleitores que deixaram de votar no dia 2 de outubro, Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe de campanha enxergaram com maus olhos a proposta, mas não recorreram. Situação diferente do que aconteceu no 1º turno, quando, na véspera da eleição, tentaram barrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a primeira decisão sobre o tema que foi acolhida pelo STF.

A preocupação de Bolsonaro é com o voto dos mais pobres, que se utilizam de transporte público para irem até os locais de votação. Nesta faixa, como indica pesquisa Datafolha de intenção de voto de 27/10 (registro BR-04208/2022), Lula tem 61% de preferência ante 33% de Bolsonaro entre eleitores que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.424).

Ônibus nas capitais

Todas as capitais terão ônibus gratuitos no domingo (30), dia da eleição: Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife (Região Metropolitana), Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória, além do Distrito Federal.

Em Maceió é preciso ter o Cartão Vamu Cidadão, que tem a primeira via gratuita, para a gratuidade. Já em Rio Branco, somente a passagem de volta na capital do Acre será gratuita e é necessário apresentar o comprovante de votação ao embarcar.

Na cidade de Belém o transporte público na capital paraense será gratuito e o governo estadual também fornecerá transporte intermunicipal rodoviário e fluvial. Em Natal, além do passe livre na cidade, o transporte intermunicipal e o metropolitano serão gratuitos, mas é preciso retirar as passagens com antecedência nesses casos. Já em Palmas é preciso comprovação de que a pessoa está indo votar, que pode ser feita pelo título eleitoral ou documento com foto.

É necessário que o eleitor se informe sobre os horários que o transporte gratuito estará disponível em cada cidade e que se atente para a necessidade de apresentação de algum comprovante para a obtenção da gratuidade.