Mais pobres, mulheres e jovens garantem crescimento de Lula na reta final

Nesses três segmentos, a diferença a favor de Lula disparou num intervalo de apenas oito dias, conforme o Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), a três dias do segundo turno das eleições presidenciais, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma vantagem de seis pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL). Lula passou a 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, de 19 de outubro, a dianteira do ex-presidente era de 52% a 48%, num empate técnico.

Embora os números possam indicar, à primeira vista, meras oscilações, houve três segmentos em que a diferença a favor de Lula disparou num intervalo de apenas oito dias: os eleitores mais pobres, as mulheres e os jovens. Conforme o Datafolha, foram essas faixas que garantiram o avanço do petista na votação geral.

Nos votos totais, Lula tem cinco pontos percentuais a mais que Bolsonaro – 49% a 44%. A vantagem se amplia em determinados segmentos, como o de gênero. No eleitorado feminino, Lula se mantinha nove pontos à frente de Bolsonaro até a semana passada (51% a 42%). Agora, está 11 pontos além (52% a 41%).

O ex-presidente também recebeu mais adesões do eleitorado mais jovem. Entre eleitores que têm de 16 a 24 anos, Lula saltou de 50% para 53%, enquanto Bolsonaro encolheu de 41% para 39%. Em oito dias, a distância entre eles foi de nove para 14 pontos percentuais.

Mas o maior ganho de Lula foi junto aos eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos – curiosamente, um dos alvos das medidas eleitoreiras de Bolsonaro, como o Auxílio Brasil temporariamente turbinado. Em 19 de outubro, o ex-presidente liderava nessa faixa com 57%, ante 37% do atual mandatário. Na nova pesquisa, Lula passou para 61%, e Bolsonaro, para 33%.

A campanha de Lula comemorou, ainda, a redução da hegemonia bolsonarista entre eleitores evangélicos. A 11 dias da eleição, o presidente chegou a abrir 38 pontos sobre Lula nesse nicho – 66% a 28%. Porém, graças à reação mais organizada de Lula – que lançou até uma carta ao eleitorado cristão, a desvantagem caiu para 30 pontos: 62% a 32%.

O Datafolha ouviu 4.580 eleitores, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor