Lula faz aniversário com muita mobilização para libertar o país no dia 30

A campanha trata o dia como muito especial. Além do aniversário, o Brasil comemora 20 anos da primeira eleição do ex-presidente em 2002

Vitoriosos na eleição de 2002, Lula e José Alencar, seu vice, sobem a rampa do Palácio do Planalto. (Foto de Roberto Stuckert)

No dia 27 de outubro de 1945, nascia em Caetés, distrito de Garanhuns, em Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva que completa 77 anos nesta quinta-feira (27). Para celebrar a data, a campanha do ex-presidente promove mobilização nas redes sociais com #LulaDay. No perfil do candidato, o dia é tratado como “muito especial”. Além do aniversário, o Brasil comemora 20 anos da sua primeira eleição em 2002.

“Em 2002, o 1° turno foi dia 6 de outubro, data do meu registro. E o 2° turno foi no dia 27, data que minha mãe me teve e entre o registro e minha mãe, o meu aniversário é a data que ela diz. As eleições caíram nos meus dois aniversários”, lembrou Lula.

Em sua quarta tentativa, em 2002, Lula foi eleito o primeiro operário presidente do Brasil, com 61,27% no segundo turno, contra José Serra (PSDB), com 38,72%. Lula teve a votação recorde de mais de 52 milhões de votos.

Casada há seis meses com o ex-presidente, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, 56, deu o tom de como será o dia do aniversário. “Parabéns, meu Amor! Seu aniversário vamos comemorar daqui uns dias, pq hoje é só trabalho e concentração, mas não se preocupe que vai ter bolinho de chocolate como vc gosta. Te amo pra sempre”, escreveu ela no Twitter.

Leia mais: Lula consolida vantagem sobre Bolsonaro na reta final, dizem pesquisas

No parlamento, foram muitas as mensagens de parabenizações. “Parabéns, presidente! Obrigada por esse sentimento de esperança que nos faz acreditar no sonho de um país mais justo, mais humano e sem medo de ser feliz! Obrigada por não desistir de fazer o Brasil sorrir de novo! O presente chegará domingo! Coragem, saúde e amor. Viva Lula”, publicou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) comemorou a vida desse brasileiro que sempre trabalhou pelo povo. “Lula temos sorte de poder contar contigo nessa batalha em prol de melhorias para o nosso país. Que você tenha muitos anos de vida e saúde para continuar cuidando com tanto amor do Brasil. O aniversário é seu, mas o presente será de todos, quando no dia 30, você for eleito mais uma vez presidente. Conte sempre comigo! Feliz aniversário! #LulaDay #LulaPresidente”, afirmou o parlamentar.

“Força para reconstruir e unir um país que foi desmantelado. As urnas lhe serão generosas porque o povo guarda no peito a generosidade que sempre teve como metalúrgico, sindicalista e chefe de estado. Seu presente será nosso futuro melhor e cheio de esperança. Parabéns”, escreveu no Twitter Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

“Bom dia, presidente Lula. Dia de celebrar teu aniversário com gratidão a Deus pela tua vida e te desejando saúde e alegria. Viva Luís Inácio Lula da Silva!”, postou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também destacou a data: “HOJE É DIA DELE!!! É aniversário do presidente Lula, o homem que vai trazer de volta a alegria, a prosperidade e a paz para o Brasil. Saúde, felicidades e muita energia para reconstruir nosso país, presidente. O presente chegará no domingo! PARABÉNS PRESIDENTE LULA!”

A vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (PCdoB-AC), também felicitou o ex-presidente: “Parabéns, presidente Lula! FELIZ ANIVERSÁRIO! O aniversário é seu, mas nós, os brasileiros, é que precisamos desse presente: a vitória da democracia, da civilidade, a volta dos empregos, da felicidade. Que venha dia 30! E com ele um novo tempo! #LulaDay”.

1979 – Lula discursa na assembleia no estádio da Vila Euclides (Foto: Arquivo pessoal)

Esperança

“Querido companheiro, que alegria celebrar sua existência. Que orgulho temos de caminhar ao teu lado. Você hoje é a representação máxima de um futuro de oportunidades e desenvolvimento para o nosso amado Brasil. Lula em ti esperançamos! Vida longa! #Lula77anos #LulaDay”, postou a liderança do PT no Senado.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), diz que hoje é dia de parabenizar o homem que vai reerguer o Brasil e dar vida digna para o povo. “Parabéns presidente Lula pela sua vida, por estar aqui conosco e nos dar esperança. Com você Lula temos a certeza de que o amor vencerá”, disse.

“Em nome de todo o povo brasileiro: Muito obrigado por não desistir do nosso país! Que Deus te dê muita saúde e continue te usando poderosamente!”, postou o deputado André Janones (Avante-MG).

O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou que o dia era de celebração a vida do Lula. “É um grande orgulho estar ao seu lado na luta por um país melhor para todos. Obrigado por não desistir nunca do povo brasileiro. Feliz aniversário, presidente. Estamos juntos!”, disse.

“Feliz aniversário, presidente Lula! Desejo felicidades, saúde e muita sabedoria para que você possa reconstruir o Brasil e devolver a esperança aos brasileiros. Estamos juntos com você, Lula, pela democracia e para mudar o Brasil! Domingo é 13! Viva Lula!”, publicou a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Autor