Bolsonaristas criam fake news para desestimular voto em Lula

Mensagens de pessoas que “desistiram de votar” e relatos “derrotistas” são nova estratégia dos bolsonaristas para encher as redes com publicações negativas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A dois dias das eleições mais importantes da história do país, o gabinete do ódio bolsonarista atua com todas as forças para descredibilizar Lula, candidato da coligação Brasil da Esperança, que, além de se manter a frente nas pesquisas, teve mais de 57 milhões de votos no primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Com o ex-presidente na liderança da corrida eleitoral, o desespero acabou batendo do outro lado e agora germinam nas redes sociais relatos desanimados, derrotistas, de gente que disse que “desistiu de votar” e estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo. Essa é a mais nova estratégia dos bolsonaristas: encher as redes sociais com publicações negativas.

O cientista social, Leonardo Rossatto, denunciou o golpe nas redes sociais. “Estão surgindo nos últimos dias uma série de contas no Twitter feitas nos últimos meses – caráter fortemente artificial – com um intuito específico: desmobilizar. Em comum: todas as contas apareceram depois de junho de 2022. Em comum também: todos se passam por contas ‘de esquerda’, dando RT em nomes conhecidos da esquerda, e promovendo derrotismo e desmobilização”.

Segundo Rossatto, esse plano é “intencional”. “Existem mais perfis fazendo isso, e em perfis que recebem muitas respostas, como o meu, esses perfis estão sempre comentando para aparecerem e gerarem discussões, contaminando mais gente com o derrotismo desmobilizador”, disse.

O cientista relata ainda que esse tipo de comportamento não é novidade. “A Cambridge Analytica já usava microtargeting em 2016 para desmobilizar o voto na Hillary Clinton. Agora a extrema direita está usando uma plataforma pública e o efeito bolha para tentar fazer isso coletivamente entre perfis de esquerda”, relata.

Fake News operam na base de sentimentos ruins

As mentiras não são criadas apenas como informações falsas: o intuito é gerar sentimentos negativos em quem as recebe. E quando alguém, bem ou mal-intencionado, compartilha um desses conteúdos, está criando campo para uma disseminação praticamente incontrolável.

Atuando em massa, as Fake News têm o obejtivo de manipular o debate público, dando a impressão de que dado assunto se tornou central no país. “Só se fala nisso”, dão a entender. E, de quebra, enchem os bolsos de dinheiro, já que a indústria das mentiras e da desinformação é altamente lucrativa.

Diante disso, Rossetto ainda faz um apelo. “Não caiam nessa. É furada. Não é só “perfil derrotista”. É estratégia de desmobilização, porque Bolsonaro sabe que só tem chance se a esquerda se desmobilizar.”

__
com informações de agências

Autor