A três dias da eleição, Lula abre vantagem sobre Bolsonaro

Embora os dois candidatos tenham apenas oscilado, o cenário é de liderança mais consolidada para o ex-presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de quatro para seis pontos percentuais sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), a três dias do segundo turno, o ex-presidente venceria hoje o atual mandatário por 53% a 47% dos votos válidos.

No levantamento anterior, de oito dias atrás, a margem era menor: 52% a 48%, com empate técnico no limite da margem de erro. Agora, embora os dois candidatos tenham apenas oscilado, o cenário é de liderança mais consolidada para o ex-presidente. O primeiro turno terminou com 48,4% dos votos válidos para Lula e 43,2% para Bolsonaro.

Nos votos totais, o petista manteve os 49% registrados na última pesquisa, de 19 de outubro. Bolsonaro, porém, recuou de 45% para 44%. Brancos e nulos somam 5%. Há, ainda, 1% de eleitores indecisos.

A pesquisa espontânea também expõe a boa dianteira de Lula. Conforme o Datafolha, 47% citam seu nome nessa sondagem, ante 42% que mencionam Bolsonaro. Na espontânea, cresce para 5% o número de eleitores indecisos.

Lula se sai melhor no Nordeste (67% a 28%) e entre eleitores que ganham até dois salários mínimos (61% a 33%). Já Bolsonaro sobressai entre os evangélicos (62% a 32%) e entre eleitores que ganham de cinco a dez salários mínimos (60% a 32%).

As taxas de rejeição aos presidenciáveis não mudaram de uma pesquisa a outra. A pesquisa indica que 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, ao passo 45% não votariam de jeito nenhum em Lula.

O Datafolha ouviu 4.580 eleitores, em 252 municípios, entre terça (25) e quinta-feira (27). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor