Lula tem mais do que o dobro de Bolsonaro e crava 72% a 28% em Pernambuco 

Na disputa pelo estado, Raquel Lyra (PSDB) tem 54% e Marília Arraes (Solidariedade), 46%

Marília Arraes, Lula, João Campos, prefeito do Recife e Janja em ato na capital pernambucana. Foto: Ricardo Stuckert

Pernambuco continua a ter um dos melhores índices de intenção de voto no presidente Lula (PT) em todo Brasil. Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (25) mostra que, no caso dos votos válidos, o ex-presidente tem 72%, contra 28% de Bolsonaro, totalizando 44 pontos percentuais de diferença.

Considerando os votos gerais, os percentuais são, respectivamente, de 69% a 26%. Os números indicam consolidação e crescimento do ex-presidente no estado. No primeiro turno, Lula terminou com 65,27%, contra 29,91% de Bolsonaro. No âmbito nacional, Lula tem 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro, de acordo com o Ipec divulgado na segunda-feira (24). 

No caso da disputa estadual, Raquel Lyra (PSDB) tem 54% dos votos válidos e Marília Arraes (Solidariedade), apoiada por Lula, tem 46%. Já nos votos gerais, os índices são de 51% a 43%. Ambas cresceram dentro da margem de erro conforme o levantamento anterior do Ipec, de 11 de outubro, quando elas registraram 50% a 42% dos votos gerais. 

Leia também: Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país  

Esta é a primeira vez que o estado tem mulheres chegando ao segundo turno. Da mesma forma, é inédito na história de Pernambuco ter uma governadora. 

Entre os partidos que apoiam Marília Arraes no segundo turno está o PCdoB, da vice-governadora Luciana Santos, presidenta nacional da legenda, que disputou na chapa de Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno. Ao anunciar a posição dos comunistas na nova etapa da disputa, Luciana declarou, pelas redes sociais que “a decisão se deu pela compreensão de que essa é a posição política que fortalece a candidatura de Lula em nosso estado. Nesse momento, somamos todas as forças para garantir a eleição de Lula, com um percentual ainda maior de votos, refletindo o desejo da nossa gente de voltar a viver em um país democrático, desenvolvido e com oportunidade para todos”. 

Leia também: Lula consolida vantagem sobre Bolsonaro na reta final, dizem pesquisas