No século 21, China e Estados Unidos são parceiros e às vezes rivais

Posso dizer que os EUA estão preocupandos com o alto desenvolvimento dos outros paises, e sempre querem ser o patrão do mundo, sempre os primeiros

Ilustração: Liu Riu/Global Times

Desde a época Trump, o governo dos EUA promulgou uma série de políticas externas e comerciais para conter o desenvolvimento econômico da China. Para o governo norte-americano, a China era considerada como o primeiro concorrente do mundo, ou um inimigo. Por que inimigo? Porque os Estados Unidos, como o maior PIB do mundo, não querem ver o rápido desenvolvimento da economia da China, que é a segunda maior do mundo. Portanto, o governo dos EUA definitivamente introduzirá mais contenção e sanções no futuro. O governo chinês é muito claro sobre isso:essa é a prática usual do governo dos EUA. Na década de 1980, os Estados Unidos usaram os mesmos meios para atacar a economia japonesa. Hoje, os EUA tentam repetir com a China o que fizeram ao Japão nos anos 80.

Os Estados Unidos, como a maior economia de mundo, gostam de lutar contra a segunda maior economia. Nos anos 80 agiram como agora. Por isso, posso dizer que os EUA estão preocupandos com o alto desenvolvimento dos outros paises, e sempre querem ser o patrão do mundo, sempre os primeiros. Nos anos 1980, o Japão, com as suas marcas de produtos tecnológicos e de automóveis, conquistou mercados em todo o mundo. Então começou a criar uma grande insatisfação nos Estados Unidos, o país onde estava a maior parte dos consumidores dos produtos exportados pelo Japão. Cada fábrica fechada e cada demissão anunciada eram imediatamente relacionadas com a ascensão do Japão como principal produtor de alguns dos novos equipamentos tecnológicos. E a forma como as empresas japonesas aproveitavam os seus lucros para, de uma forma bastante agressiva, investir nas grandes economias ocidentais, aumentava ainda mais a percepção de se estar deenvolvendo uma autêntica guerra comercial. Naquele momento, como agora em quase todas midias ocidentais, começaram a difamar os produtos japoneses e promover a ameaça do Japão no mundo. A resposta política dos Estados Unidos à emergência do Japão foi também muito forte. Com a indústria automobilística de Detroit e empresas de electrônicos da Califórnia a protestarem contra a concorrência japonesa, tanto os Republicanos quanto os Democratas uniram-se nas críticas à política comercial japonesa. Falavam por causa do iene fraco e do que diziam ser as portas fechadas aos produtos americanos nos EUA. Em 1987, o Congresso norte-americano chegou mesmo a impedir a Toshiba de exportar mais produtos para os EUA, ficando famosas as imagens dos congressistas norte-americanos a destruírem com martelos um rádio Toshiba. Hoje, aquela imagem vai se repetir. Mas na verdade, a China não é o Japão, o mundo também mudou em mutilateralismo, já não é unilateralismo. A economia de China é muito independente. Em discurso no 20º de Congresso de Partido Comunista da China, o Presidente XI Jinping falou: “Embora o desenvolvimento econômico da China seja muito estável, ainda haverá fatores instáveis ​​na economia e na política mundial no futuro, especialmente a reunificação de Taiwan, porque devemos estar preparados para lidar com todos os grandes desafios e ameaças exteriores”.

Leia também: Lula quer pacto com prefeitos e governadores para enfrentar a fome

Quando analisamos as relações entre a China e o Ocidente, vemos que entre a China e ocidentais não existem problemas de mentalidades. O conflito da competição entre a China e os EUA é que causa o problema para a União Europeia e a China. Os EUA querem que a União Europeia seja a ajudante deles no conflito com China. No mês passado, o vice-primeiro-ministro alemão declarou que não confiava na cadeia de suprimentos dos produtos chineses, mas os empresários alemães se recusaram fortemente a segui-lo. Agora, a China e a Alemanha são grandes parceiros em muito setores. No continente da China, a qualquer hora e lugar podem se ver as marcas alemãs:Audi, Mercedez, Volkswagen, BMW, Bosch, Siemens, Wurth, Allianz, Schwarzkopf, Porsche, Bayer,etc. Por isso, as indústrias dos dois paises estão misturadas completamente, mudou-se em economia global. Os cinco principais parceiros comerciais da China são a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão. O volume de comércio bilateral da China com a ASEAN, a União Europeia e os Estados Unidos está em trilhões de dólares americanos, e o volume do comércio bilateral com a Coreia do Sul ou o Japão ultrapassou os 200 bilhões de dólares americanos. A ordem de classificação, incluindo a taxa de crescimento entre parênteses, é: ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático 627,579 bilhões de dólares (13,3%), União Europeia 575,223 bilhões de dólares (8,8%), EUA 514,958 bilhões de dólares (9,5%), Coreia do Sul 245,477 bilhões dedólares (7,2%) e Japão 238,985 bilhões de dólares (-1,3%).

Rejustes históricos têm ocorrido nas relações grandes-países em meio às novas mudanças centenárias, manifestadas principalmente nos seguintes aspectos:

Primeiro, o mundo pós-Guerra Fria entrou em uma nova era de globalização. As relações entre os principais países são muitas vezes consideradas como características de conflito e competição, mas uma questão importante permanece: o que é mais importante, conflito ou competição? Com o colapso da União Soviética, os aspectos cooperativos da China-EUA têm crescido continuamente. As relações entre os principais países na era da globalização começaram a se afastar da chamada rivalidade entre eles. Agora, no entanto, as características mais essenciais que definem regularmente as relações entre os principais países na história estão voltando novamente.

Então, o que significa o confronto de grandes países hoje? Sem dúvida, isso significa que uma nova Guerra Fria também está voltando. Os movimentos supressivos dos Estados Unidos contra a China, o conflito e a colaboração com a China e os chamados movimentos estratégicos contra a China sob os padrões dos EUA se resumem à verdade de que os Estados Unidos já começaram a trazer uma nova Guerra Fria para a indústria regional e global.

Enquanto isso, a guerra americana contra a China em ciência, tecnologia, comércio, economia e mercados, incluindo guerras digitais, de mídia e de opinião pública, está se aprofundando continuamente. O retorno das relações entre os principais países ao confronto estratégico significa que um certo grau da Guerra Fria já está de volta.

Foto: Cristian Ibarra/Pixabay

A segunda mudança histórica importante envolve as relações entre os principais países em novos confrontos de campo. As mudanças no sistema internacional evoluíram, juntamente com as divisões geopolíticas em torno de duas superpotências e os subsequentes conflitos ideológicos gerais após a Segunda Guerra Mundial. Embora uma nova Guerra Fria tenha começado, um impasse geoestratégico e uma dicotomia ressurgirão entre o Oriente e o Ocidente?

Assim, a política mundial mais uma vez atingiu um momento preocupante de possível confronto de campo induzido pelo impasse dos principais países.

A terceira característica envolve teorias neoliberais da época da Guerra Fria. A interdependência mútua pode enfraquecer a competição de segurança entre os países, promover a comunicação e os intercâmbios sociopolíticos e efetivamente aliviar os intermináveis ​​conflitos sobre direitos humanos, interesses e riqueza nas relações tradicionais entre grandes países. Nos 31 anos desde o fim da Guerra Fria, a interdependência econômica e social entre a China e os Estados Unidos não tinha precedentes. Os dois países não são apenas as maiores economias do mundo, mas também o parceiro comercial número 1 um do outro.

Mas, apesar da amplitude e profundidade da interdependência China-EUA, as administrações Trump e Biden continuaram produzindo políticas repressivas contra a China. O confronto estratégico definido pelos EUA está novamente colocando a segurança acima da cooperação econômica e social mútua. Nesse sentido, a competição dos grandes países em uma era de dependência mútua está assumindo um novo visual, novas características e novas tendências. Tanto na teoria quanto nos estudos empíricos, que mudanças haverá nos confrontos entre os principais países em um momento de alta interdependência mútua? A história está voltando: a atual repressão estratégica dos EUA à China mostra que a política mundial está voltando a um tempo de realismo, enquanto os pressupostos teóricos básicos do neoliberalismo tradicional entraram em colapso completamente.

A quarta mudança notável está no ressurgimento do conflito ideológico. A ideologia representa a escolha de valores políticos de um país, que reflete as escolhas prioritárias que seu povo fez sobre o desenvolvimento e os sistemas políticos e sociais. Em tempos de globalização, no entanto, a internacionalização, informatização e socialização resultaram em trocas cada vez mais frequentes e amplas entre pessoas de diferentes países.

Leia também: Bolsonaro esconde crianças mortas por Covid

O processo promoveu uma troca de ideias, desenvolveu dependência de valores e elevou o conhecimento mútuo e a compreensão dos modos de produção e de vida de cada um a níveis sem precedentes. Portanto, muitas vezes se acredita que os confrontos sobre cultura e valores na era da globalização sofreram mudanças substantivas. No entanto, desde que o governo Biden lançou novamente uma guerra ideológica contra a China, o conflito ideológico está voltando.

Logo após assumir o cargo, o governo Biden começou a enfatizar que a atual competição internacional assume principalmente a forma de competição entre o campo democrático representado pelos EUA e o Ocidente e estados autoritários como a China e a Rússia – um confronto entre dois campos de países. Isso indica que estruturas e mecanismos competitivos e mutuamente conflitantes de operação política doméstica continuam sendo as variáveis ​​mais decisivas nas relações entre grandes países.

Dadas as características básicas dos aspectos mencionados, os EUA mudaram sua abordagem em relação à China. Mudanças substanciais ocorreram em sua estratégia. Então, é possível facilitar as relações entre os principais países hoje? Este ano marca o 50º aniversário da visita do presidente Richard Nixon à China. Ao longo das cinco décadas, a China e os EUA avançaram em direção à reconciliação, mas também foram 50 anos de abertura e integração contínua dos chineses com a comunidade internacional. Foram 50 anos de mudanças de poder global, tremendo crescimento de riqueza e de acumulação revolucionária. O que significa se as relações entre os principais países em cinco décadas voltarem ao seu estado passado?

Mao Tsé-Tung em encontro com o Richard Nixon na China em 1972 | Foto: Reprodução

Primeiro, mudanças substanciais na China-EUA. As relações provarão ser o desafio internacional de longo prazo mais pesado para a China em sua ascensão como uma grande potência. A China e os EUA se envolveram em várias guerras de palavras na frente diplomática e em esforços para influenciar a opinião pública. Um fato básico é que a relação China-EUA nunca retornará ao passado, e a atual direção política dos EUA durará pelo menos de 10 a 20 anos. Diante de nós agora está a questão de como a China deve lidar com as mudanças nas relações e as políticas de confronto dos EUA no longo prazo.

O segundo é como lidar com a chamada “Armadilha de Tucídides”. Houve pelo menos 16 casos de grandes países subindo nos 500 anos desde o início da Era da Exploração. Desses, mais de 80% envolviam guerras. Mais de 90% das potências em ascensão acabaram por não se erguer, pois a causa fundamental era a lógica básica da competição pelo poder nas relações internacionais. Isso continuou e tem sido difícil de resolver. Do ponto de vista das relações econômicas e comerciais, em 2021 o volume de comércio entre a China e os Estados Unidos atingiu um recorde de mais de 750 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual de 28,7%. A China acredita que a “Armadilha de Tucídides” não se aplica às relações sino-americanas. Isso não é algum tipo de idealismo, mas uma escolha ativa e um apelo positivo. Em primeiro lugar, a busca do desenvolvimento da China é em prol de uma vida melhor para o seu próprio povo, não para superar outros povos. Este é exatamente o significado da oposição da China à lógica de “um país forte deve ter hegemonia”. A China escolhe um futuro de paz e desenvolvimento comum. Em discuso no congresso do PCC, o Presidente Xi Jinping disse que “O povo é país, país é do povo. A China é uma país em desemvolvimento, tem mais 600 milhões com salario mensal de 400 dolares americanos, por isso o primeiro trabalho da China é melhorar o nivel da vida dos povos. Ela não quer ser a hegemonia do mundo. A China nunca buscará Hegemonia e nunca buscará expansão”.

Por outro lado, o fato histórico do “país em segundo lugar terminar em fracasso” nos últimos 500 anos foi o resultado de esses países estarem ansiosos demais para afundarem em conflito e confronto com o poder incumbente. Assim, para a China, diante das mudanças nas políticas dos EUA, pode ser uma escolha entre desacelerar o processo histórico de ascensão de um grande país ou enfrentar um colapso esmagador do aumento previsto. Nesse sentido, China-EUA, as relações entrando em uma nova fase de competição estratégica podem ser definidas como um estado de impasse estratégico entre os dois países. De outra perspectiva, a China enfrenta testes estratégicos sem precedentes no processo histórico de sua ascensão. A questão para nós agora é se realizamos deliberações minuciosas, completas e maduras diante de mudanças tão abruptas no ambiente estratégico.

Terceiro, do ponto de vista da teoria e da história das relações internacionais, o catalisador em uma época de competição e conflito entre grandes países não é apenas um jogo de estratégia e força, mas também o extremismo na política doméstica e o confronto de filosofias políticas. O ímpeto de “involução” que se originou de divisões políticas e sociais domésticas nos EUA, na verdade promoveu o apoio a políticas mais duras da China, contra as quais devemos lutar.

Leia também: Endividamento bate recorde entre a população mais pobre do país

Por outro lado, também devemos estar vigilantes e tomar precauções contra os sentimentos populistas que se espalham constantemente em casa, que têm aumentado junto com as duras e complexas condições internacionais. Com base na realidade da involução política doméstica, as forças esquerdistas, centristas e direitistas nos EUA pedem políticas mais vigorosas para a China. Eles enquadram a China como o principal rival estrangeiro dos Estados Unidos para transferir a culpa pela turbulência e divisão domésticas. Ao mesmo tempo, eles estão buscando melhorar a coesão social e política doméstica, aproveitando os esforços para animar e materializar as “ameaças da China”.

O governo Biden está promovendo uma política externa supostamente representando os interesses da classe média, buscando facilitar a reindustrialização da alta tecnologia e o reinvestimento nos EUA. Tais movimentos supressivos malucos, como guerras tecnológicas e comerciais, visam aumentar os empregos e renda de colarinho branco nos níveis baixos e intermediários, ao mesmo tempo em que aumentam os investimentos na fabricação e infraestrutura americanas, preservando as vantagens dos EUA em ciência e tecnologia – bem como alta precisão e precisão. e tecnologias e indústrias de ponta — dominando as cadeias globais de fornecimento e indústria.

A atual política chinesa do governo Biden tenta coordenar e sincronizar as políticas diplomáticas, de segurança e domésticas, e fazer progressos abrangentes. A atual política doméstica dos EUA, em geral, cortou o espaço político para melhorar as relações com a China. No entanto, um rápido confronto geral com a China não está de acordo com os interesses e objetivos do governo Biden. Facilitando e gerenciando China-EUA, o confronto exige sabedoria estratégica e visão de longo prazo, em vez de apenas determinação estratégica obstinada e prontidão para lutar.

Mudanças históricas estão ocorrendo na política global e nas relações entre os principais países, deixando essas relações novamente em uma encruzilhada crítica. Os desafios e as pressões que uma China em ascensão enfrenta hoje são sem precedentes, não apenas desde 1978, mas mesmo desde 1949. Os EUA há muito tempo tinham a Rússia como seu maior rival estratégico após a Guerra Fria. Mas hoje identificou firmemente a China como o rival estratégico número 1 e a ameaça potencial.

Os círculos acadêmicos e políticos chineses devem realizar uma avaliação abrangente e uma análise aprofundada sobre os riscos estratégicos que a China enfrenta. Eles devem explorar contramedidas de maneira científica, objetiva e fria para garantir que a ascensão histórica da China prossiga de forma constante e imparável. Por isso, me parece que no século 21, China e Estados Unidos são parceiros e às vezes rivais.

Autor