Prouni e Fies vão voltar com força, diz Lula em Minas Gerais

Ex-presidente afirmou que será preciso fazer no século 21 os investimentos em educação que não foram feitos no século 20

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, num novo governo, programas educacionais como Prouni e Fies voltarão com força para continuar transformando para melhor a universidade e a sociedade brasileira. A declaração foi feita em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas, onde ele esteve hoje pela segunda vez diante de uma multidão na atual campanha. ao lado da prefeita Margarida Salomão, do PT, a ex-senadora Marina Silva e a senadora Simone Tebet.

Lula lembrou que o ensino superior, que tinha um perfil majoritariamente branco e com os pobres sem acesso a vagas nas instituições públicas, já se transformou e hoje tem 51% dos estudantes pretos e pardos. Ele destacou que a universidade agora é para todos e mostra a cara da sociedade brasileira. “Mudou a qualidade e mudou a cor”.

Leia também: Bolsonaristas atacam decisões do TSE que combatem fake news

O ex-presidente disse que não existe na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem fazer investimento na educação. “Nós temos que fazer hoje, no século 21, o investimento que não foi feito no século 20. Educação não é gasto, é investimento. E quanto mais investir, vai melhorar qualidade dos produtos brasileiros, a qualidade da produção e daqui a pouco estamos exportando inteligência e conhecimento”, disse, em resposta a um jornalista que se identificou como beneficiário do Prouni e do Sisu.

Lula elogiou a atuação do então ministro Fernando Haddad, que colocou em prática uma ideia que a esposa Ana Estela tinha esboçado para o município de São Paulo e que permitiu que alunos pobres acessassem a universidade. Ele apontou a educação como saída para diversas questões, inclusive para acabar com o preconceito contra negros, do qual muitos estudantes foram vítimas no início da inclusão na educação.

O ex-presidente lembrou que, diferentemente do que acontece hoje, com perda de recursos, em seus governos os investimentos em educação triplicaram. Ele citou propostas para o ensino médico como ensino profissionalizante e educação em tempo integral. A segunda proposta contou é sugestão da senadora Simone Tebet (MDB), que o apoia no segundo turno.

As ruas de Teófilo Otoni ficaram lotadas em apoio ao candidato da Federação Brasil Esperança. Foto: Ricardo Stuckert

Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, onde esteve a viagem a Juiz de Fora, Lula afirmou que que o governador Romeu Zema (Novo) fingiu não ter candidato à presidência da República durante a campanha à reeleição. Após reiterar durante o 1º turno que apoiaria Felipe D’Avila (Novo) por “fidelidade partidária”, Zema aderiu à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) após ser reeleito.

Leia também: Na reta final, Sudeste é o epicentro da guerra entre Lula e Bolsonaro

Lula ponderou que não faz parte da própria formação política criticar prefeitos e governadores de onde visita. “Entretanto, o governador, durante a eleição dele, fingia não ter candidato a presidente, porque ele sabia que 40% dos meus eleitores votaram nele. Então, ele ficou quietinho, sem falar o nome do presidente”, disse o ex-presidente.

Conforme Lula, depois da reeleição, “caiu a máscara” de Zema. “Ele é bolsonarista e agora está assumindo. Ele vai vir aqui nesta semana com Bolsonaro e ele precisa que vocês digam pra ele que vocês já têm candidato. Vocês não precisam xingar ninguém, não precisam falar palavrão contra ninguém. É só dizer que vocês têm consciência política e que o número de vocês é o 13”, pediu Lula.

Autor