Relatório aponta violações à liberdade de expressão no período Bolsonaro

O Lançamento 2º Relatório Calar Jamais “Violações à Liberdade de Expressão no Brasil – 2019 a 2022”, pelo FNDC, pode ser acompanhado online nesta quarta-feira (19).

Imagem: FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lança, nesta quarta-feira (19), a segunda edição do relatório da Campanha Calar Jamais!: “Violações à Liberdade de Expressão no Brasil – 2019 a 2022”.

O documento traça os ataques à liberdade de expressão de junho de 2019 e fevereiro de 2022 – período de governo de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o FNDC, foram contabilizadas 110 denúncias de violações à liberdade de expressão no período. Como principal alvo estão os meios de comunicação e os profissionais que nelas trabalham, com, ao menos, 54 registros.

Quase 70% das denúncias de cerceamento apontaram para o setor público, de forma institucionalizada ou por funcionários, como agente das violações. Desse número, Bolsonaro aparece como o principal promovedor de ataques.

A atividade de lançamento contará com a presença de Renata Mielli (Barão de Itararé), pesquisadora e colaboradora do documento, além de Akemi Nitahara (trabalhadora da EBC), Pedro Hallal (professor e pesquisador) e Rodrigo Grassi “Pilha” (ativista).

A transmissão pode ser acompanhada a partir das 19 horas pelo link: https://youtu.be/ISReWRduSnI

Com informações FNDC