Morre Benedito Cintra, ícone histórico do PCdoB

Considerado um dos militantes mais importantes na história do PCdoB São Paulo, ele faleceu nesta terça (18), aos 69 anos, vítima de um câncer de pulmão.

Benedito Cintra | Foto: divulgação

Faleceu, nesta terça-feira (18), vítima de câncer no pulmão, o ex-vereador e ex-deputado estadual, Benedito Cintra, um dos personagens mais importantes e simbólicos do PCdoB São Paulo. Detentor de uma trajetória ímpar, com mais de quatro décadas de dedicação ao partido. Ele tinha 69 anos.

Nascido em 1953 no bairro da Brasilândia, zona norte da capital paulista, Cintra foi mecânico da antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC). Cintra também foi estudante de Direito e História da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco e, aprovado em concurso, foi servidor público da Caixa Econômica Federal.

Desde cedo, engajou-se na luta contra a ditadura militar.

Benedito Cintra

Em 1975, foi eleito presidente do diretório do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) na Freguesia do Ó. Em 1976, aos 23 anos, candidata-se a vereador nas eleições municipais com várias credenciais: servidor público, ativista estudantil, líder comunitário e dirigente partidário. Respeitado porta-voz do regime autoritário, sua candidatura recebe apoio de associações amigos de bairro, de militantes do PCdoB, clandestino na época, e estudantes universitários.

Com 32.381 votos, torna-se o primeiro suplente no “chapão” emedebista. O resultado foi comemorado pelos apoiadores, dada a possibilidade concreta de Cintra assumir uma vaga na Câmara Municipal.

Entre 1977 e 1979, Cintra assumiu como vereador por dez vezes, cobrindo licença de outros parlamentares. Em 1979, tomou posse em caráter definitivo. Um ano depois, filiou-se ao PCdoB do qual foi dirigente municipal e estadual. Em 1982, elegeu-se deputado estadual com 64 mil votos.

Sua atuação parlamentar, profundamente vinculada às causas comunitárias, estudantis e trabalhistas, estendeu-se por dez anos e virou referência de mandato comunista em todo o Brasil. Grande formulador, Cintra soube como poucos, aliar as frentes social, institucional e de ideias.

Benedito Cintra, Lídia Correia e Nivaldo Santana | Homenagem do PCdoB Zona Noroeste a ex-parlamentares da região (2019) | Foto: reprodução/Facebook

Além de grande combatente comunista, sempre a serviço do PCdoB, deixou contribuições em diversos movimentos: foi fundador da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro); diretor da escola de samba ‘Unidos do Peruche’ e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Durante o governo Lula (2003-2010), assessorou a Presidência da República e foi um dos idealizadores do Estatuto da Igualdade Racial (2010).

“Ao longo de mais de 40 anos de vida pública, Benedito Cintra construiu uma trajetória tão diversificada quanto brilhante.”, escreveu seu sobrinho, André Cintra, em matéria feita para o “Encontro de Amigos e Homenagem ao Mestre Benedito Cintra”, publicada no Portal Vermelho.  

No aniversário do mestre Benedito Cintra, parlamentares do PCdoB São Paulo vieram em peso | Foto; reprodução/FB

Em tributo a esse histórico combatente comunista, o PCdoB São Paulo emitiu uma nota de pesar destacando que “revolucionários como Benedito Cintra fazem e farão sempre falta! Que sua história e seu legado continuem nos inspirando a abrir caminhos para a construção do socialismo. Benedito Cintra, presente!”

Para saber sobre a obra de Benedito Cintra na íntegra, acesse: Benedito Cintra, filho das lutas do povo, ícone histórico do PCdoB

Autor