Se a eleição fosse hoje, Lula teria 52% dos votos válidos contra 48% de Bolsonaro

A diferença na conta de votos válidos é de 52% contra 48%, com vitória para Lula.

14.10.2022 – LULA EM PERNAMBUCO - Lula participa da caminhada Brasil da Esperança, no Recife (PE), com saída no Parque Treze de Maio. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), nas intenções de voto para a Presidência da República. Ele registra 49% dos votos totais, ante 45% do rival.

Com a estabilidade aferida na nova pesquisa DataFolha, resta observar a movimentação entre o 1% de indecisos, e dos 4% que hoje afirmam que vão votar em nulo ou branco. Além desses, a taxa de abstenções, os eleitores que não irão votar, pode definir melhor o resultado final da eleição.

Na pesquisa realizada na semana passada, o candidato da Frente Brasil da Esperança marcava 49% dos votos totais e o atual presidente, 44%. Brancos e nulos eram 5% e indecisos, 1%. Hoje, com a margem de erro de dois pontos, Lula pode ter de 47% a 51% dos votos totais, enquanto o presidente pode marcar de 43% a 47%, embora um empate técnico seja improvável.

Dizem não votar de forma alguma em Bolsonaro (PL) 50% dos eleitores ouvidos, enquanto 46% afirmam o mesmo de Lula da Silva. Estes números também estão estabilizados.

O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (18), em um levantamento encomendado pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo que está registrado sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Quando o Datafolha pede uma resposta espontânea ao eleitor, sem apresentar os candidatos que estarão na urna, Lula tem 47% e Bolsonaro, 44%. Indecisos aqui são 3% e brancos/nulos, 5%.

Quando totaliza o pleito, o TSE elimina da conta final os brancos e nulos para chegar aos chamados votos válidos. No caso das pesquisas, são retirados também os indecisos. Sob esse critério, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%.

A aferição do Datafolha ocorreu após o debate entre os oponentes realizado por Folha, UOL, Bandeirantes e Cultura no domingo (16). Outro episódio marcante desta etapa foi a sequência de falas de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas que ele abordou no entorno de Brasília.

O presidente lançou uma ofensiva para tentar cooptar o eleitorado que ganha até 2 salários mínimos, no qual o petista tem preferência, ofertando um adiantamento de recursos do FGTS ainda não recebidos pelo trabalhador para uso em casa própria.

No quesito religioso, a situação também segue estável mesmo depois da baderna bolsonarista no santuário de Aparecida (SP) no dia da padroeira católica do Brasil.

Autor