Na periferia paulistana, Lula volta a defender valorização do salário

O ex-presidente fez provocações a Bolsonaro, que durante o debate de ontem, criticou as “promessas descabidas”, como o churrasquinho de fim de semana

Foto: Ricardo Stuckert

Uma multidão tomou as ruas de São Mateus (SP), nesta segunda-feira (17), para saudar a coligação Brasil da Esperança. Ao lado do candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad e do candidato a vice Geraldo Alckmin, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva fez uma caminhada pela Zona Leste paulistana, pediu votos para as duas candidaturas e explicou a importância do voto no dia 30 de outubro.

Lula estava particularmente bem humorado depois do debate de ontem, se permitindo provocações ao adversário. Diferentemente de outros atos de campanha, Lula atuou como uma espécie de apresentador na caminhada. Logo no início, ele assumiu o microfone e organizou a ordem de fala de aliados que o acompanhavam. Ele chegou até mesmo a pedir músicas e determinar onde o carro em que estava deveria parar. 

Um dia após o primeiro debate presidencial do segundo turno na TV, o ex-presidente voltou a cutucar o adversário, Jair Bolsonaro (PL), ao prometer, se eleito, garantir “o churrasquinho” do fim de semana. “Eles ficam muito irritados quando falo para eles que, além de gerarmos emprego, vamos fazer distribuição de renda, melhorar os salários”, anunciou. “Logo logo voltaremos a reunir a família no sábado para fazer um churrasquinho”.

Leia também: Debate na Band: Lula prioriza os pobres; Bolsonaro fala para a bolha

A provocação se deu devido ao rancor expresso pelo atual presidente no debate, ao dizer que Lula fica fazendo “promessas de picanha” totalmente descabidas, que não vai cumprir. Para o presidente, picanha é carne que deveria estar reservada apenas a gente do seu nível condominial. Durante seu governo, as compras de picanha no alto escalão das Forças Armadas geraram escândalos.

A inflação da carne também é um calcanhar de Aquiles de seu governo, pois a venda de proteína animal foi toda direcionada para exportação, devido ao alto valor do dólar. Com isso, tornou-se artigo de luxo nos supermercados brasileiros, enquanto a renda do trabalhador caiu. Nos tempos do governo Lula, no entanto, os churrascos com picanha e cerveja eram comuns no fim de semana do trabalhador de baixa renda. 

Lula disse que vai fazer o que já fez uma vez, pegar o país com a economia em ruínas e reconstruí-lo. Ele disse, no entanto, que é preciso paciência”, porque o País está quebrado.

“Estão lembrados que no meu tempo na Presidência o salário mínimo aumentava todo ano e agora faz 5 anos que não aumenta, prejudicando as pessoas que estão recebendo pensão, que recebem aposentadoria. Vamos tomar a atitude de recompor o poder aquisitivo do povo brasileiro”, disse.

Leia também: Bolsonaro “bateu no teto” e pode até perder votos evangélicos, diz especialista

Lula também apelou para que seus apoiadores não aceitem “provocação de bolsonarista”, mas tentem virar o voto dos indecisos que não quiserem votar. “Se encontrarem bolsonarista nervoso, pergunte para eles qual a obra Bolsonaro fez em São Paulo “, sugeriu. Lula tem feito o mesmo na campanha, ao comparar as suas gestões com o governo atual, como quando perguntou no debate quantas universidades Bolsonaro construiu.

Experiência inédita

“É imprescindível que Haddad seja eleito governador para que a gente possa colocar em prática uma experiência e uma combinação: será a primeira vez que o PT governará o Brasil e o estado e São Paulo”, pediu Lula, ao reiterar que a população não poderá dar trégua até a vitória no próximo dia 30.

Enfatizou a necessidade de o eleitor escolher ambos no 2º turno das eleições, para formarem uma dupla, segundo Lula, “possivelmente melhor que Pelé e Coutinho”, dupla de atacantes que jogou no Santos nas décadas de 1950 e 1960.

“Temos experiência, sabemos trabalhar coletivamente, construir parcerias”, advogou o candidato. “Sabemos a situação em que o país se encontra. Faz cinco anos que o salário mínimo não aumenta, recupera a inflação mas não tem aumento real. Isso envolve 36 milhões de pessoas, dos quais 22 milhões são aposentados e pensionistas, mulheres e homens que estão há cinco anos sem receber aumento real na sua aposentadoria”, lamentou.

Leia também: “Pintou um clima”: Bolsonaro é acusado de pedofilia

“Ao mesmo tempo, a previdência social, que no meu tempo [as pessoas] se aposentavam em 20 dias, hoje tem fila de quatro anos”, afirmou.

“Quem trouxe benefício para São Mateus sempre foi o PT. Estamos aqui para pedir o seu voto mais uma vez para ganhar essa eleição. É Lula lá e Haddad cá”, convocou.

“Precisamos visitar pessoas que estão em dúvida, que não quiseram votar, que se abstiveram de votar para convencer a votarem no Haddad e no Lula”, pediu. “Temos que virar voto ainda aqui em São Paulo. Vamos dar uma margem para o Lula e vamos levar esse Tarcísio para o Rio de novo”, completou Haddad, fazendo ainda referência ao seu adversário, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos)….

O ex-ministro também fez provocações ao fato de seu adversário ter pouco vínculo com o Estado. “Sabem que estamos procurando o Tarcísio há uma semana, desde o debate na ‘Band’ e a gente não acha. Quero comprar a passagem para ele voltar para o Rio. Ele passa o fim de semana aqui, mas trabalha com a família, está tudo bem”, disse. 

Leia também: Lula aparece com 53,5% dos votos válidos em pesquisa CNT/MDA

Geraldo Alckmin tranquilizou os eleitores, garantindo que as coisas vão melhorar com a vitória de Lula e Haddad. “Com Lula o comércio vai bombar, o emprego vai crescer, com Haddad São Paulo vai crescer mais, é homem da educação, da saúde, do povo”, prometeu o candidato a vice de Lula.

No fim da tarde desta segunda-feira, Lula ainda participa de encontro com líderes religiosos, também em São Paulo.